Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quais artistas do rock e do pop já ganharam um Oscar? Bob Dylan, Beatles, Elton John e muitos outros [LISTA]

A maioria dos músicos que já foram premiados com um Oscar ficaram nas categorias de música ou trilha sonora original - mas alguns migraram para a atuação

Redação Publicado em 10/02/2020, às 11h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan, John Lennon e Elton John (Fotos: AP Image, AP Images, John Glanvill/AP)
Bob Dylan, John Lennon e Elton John (Fotos: AP Image, AP Images, John Glanvill/AP)

Na noite do último domingo, 9, aconteceu a cerimônia do Oscar 2020. No tão aguardado evento da indústria cinematográfica, Elton John levou para casa a estatueta de Melhor Canção Original, por "I'm Gonna Love Me Again", faixa que faz parte da trilha sonora de Rocketman, cinebiografia do compositor britânico.

Essa não foi a primeira vez que ele ganhou o prêmio: foi a segunda. E isso nos fez pensar sobre outras vezes em que um músico, uma musicista, uma cantora ou cantor receberam a honraria da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

+++LEIA MAIS: Lista de vencedores do Oscar 2020

Com essa dúvida em mente, decidimos relembrar todos os integrantes da indústria fonográfica que conseguiram se "infiltrar" nesse grande evento da indústria do cinema.

Bruce Springsteen - "Streets of Philadelphia"

A música foi escrita em 1993 para o filme Philadelphia, e ganhou o Oscar de melhor canção original.


Elton John - "Can You Feel the Love Tonight" e "I'm Gonna Love Me Again"

A primeira música ganhou melhor canção original em 1995, pelo filme O Rei Leão, e a segunda por Rocketman, em 2020.


Phil Collins - "You’ll Be in My Heart" 

Phil Collins conquistou o Oscar, assim como Elton John, por um filme da Disney. O baterista e vocalista do Genesis levou a estatueta pela música principal de Tarzan, em 1999.


Bob Dylan - "Things Have Changed"

Bob Dylan recebeu a honraria em 2001, pela música que faz parte da trilha sonora do filme Garotos Incríveis (Wonder Boys).


Prince - "Purple Rain"

Prince ganhou o Oscar na categoria melhor trilha original, pela faixa principal e homônima do musical de rock Purple Rain.


Trent Reznor e Atticus Ross - Trilha Sonora de A Rede Social

Trent Reznor e Atticus Ross, integrantes do Nine Inch Nails, ganharam o Oscar em 2010 pela trilha sonora que compuseram para A Rede Social, filme de David Fincher sobre a criação do Facebook.


Stevie Wonder - "I Just Called To Say I Love You"

É óbvio que o lendário Stevie Wonder também estaria na lista. O músico ganhou o Oscar de melhor canção original em 1994, por "I Just Called To Say I Love You", faixa que fez parte da trilha sonora de A Mulher de Vermelho.


Jared Leto - Clube de Compras Dallas

Jared Leto é o primeiro músico (de apenas dois) que está na nossa lista e não ganhou um Oscar relacionado a alguma composição da banda que lidera, 30 Seconds to Mars. Ao invés disso, ele levou a estatueta de melhor ator coadjuvante pelo papel de Rayon, uma mulher trans soropositiva.


Beatles - "Let It Be"

Nem todo mundo sabe, mas os Beatles também já ganharam um Oscar, como se não bastasse ser talvez a banda mais popular do mundo. O quarteto recebeu a honraria na categoria de melhor trilha original, para o documentário Let It Be, de 1970.


Cher - Moonstruck: Feitiço da Lua

A cantora, assim como Jared Leto, se consagrou com um prêmio conquistado pela atuação. No caso de Cher, foi com o filme Moonstruck, pelo qual ela ganhou na almejada categoria de melhor atriz.


David Byrne - O Último Imperador

O líder do Talking Heads colaborou com Ryuichi Sakamoto e Cong Su para a composição premiada da trilha sonora de O Último Imperador, filme de Bernardo Bertolucci lançado em 1987.


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS