Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quais os jogos mais difíceis da história do videogame? [LISTA]

Site elegeu os games que mais fazem os jogadores suarem frio

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 27/01/2021, às 13h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Battletoads, do NES (reprodução/vídeo)
Battletoads, do NES (reprodução/vídeo)

Não há nada mais instigante - e às vezes frustrante - do que um jogo de videogame dificílimo de ser finalizado. É quando o game desafia os jogadores a tentarem novamente por várias horas seguidas, gerando uma situação viciante e gratificante a cada passo avançado pelo personagem.

Bem, muitos jogadores desistem rápido também. É um fato. No entanto, a questão é que games que exigem habilidades além do normal se tornam mais atrativos, e, pensando nisso, o site norte-americano Gen og Geek listou os jogos mais difíceis da história do videogame. 

De acordo com os cinco primeiros da lista, é perceptível que jogos da década de 1980 e 1990 são os mais difíceis; de quando não havia vidas infinitas e que era necessário retornar ao início do jogo ao morrer, independente se o jogador estivesse na última fase.

Mas, títulos para consoles mais novos como XBox e PlayStation, por exemplo, também aparecem na lista. Confira: 

+++LEIA MAIS: 6 games incríveis que vão virar filme [LISTA]

5. Ghosts 'N Goblins (Arcade)

1985/ Capcom

Toda a franquia de Ghost' N Goblins, assim como os sucessores Ghouls' N Ghosts, Super Ghouls' N Ghosts e Ultimate Ghost' N Goblins, possui um nível de dificuldade altíssimo. Mas, é no primeiro, o Ghost' N Goblins, de 1985, que o bicho pega. 

O jogo feito para arcade já mostra a que veio logo na primeira fase. Caso o cavaleiro Arthur (personagem principal) leve dois ou três acertos dos zumbis, caveiras ou fantasmas, retorna imediatamente ao começo e fica cada vez mais distante de salvar a princesa Prin-Prin do castelo do demônio Astaroth

O que acontece é que, ao terminar as seis fases (o que já é uma vitória), o jogador é enganado e levado ao início do game para jogar tudo outra vez, porque, segundo Astaroth, foi um sonho. Óbvio que a dificuldade vem dobrada nas próximas seis fases. 


4. Devil May Cry 3: Dante's Awakening (PS2)

2005/ Capcom

A série Devil May Cry ofereceu muitos desafios desde o início, mas nenhum chegou perto da dificuldade psicótica do terceiro jogo. 

Quando foi lançado, em 2005, o nível hard japonês foi definido como modo padrão do jogo, o que tornou Devil May Cry 3: Dante's Awakening um desafio dos mais infernais, mesmo com os jogadores escolhendo o nível normal. A fama de ser "um dos games mais difíceis já lançados" chegou rapidamente.

Até mesmo Cerberus, o chefão da primeira missão, já exige habilidades supremas do jogador para ser derrotado por Dante (o protagonista), e apresenta uma dificuldade avançada que, normalmente, só era encontrada nos chefões finais dos jogos anteriores. 


3. Ninja Gaiden (NES)

1988/ Tecmo

Lá em 1988, no primeiro game de Ninja Gaiden para NES, o jogo criado por Ryu Hayabusa já apresentava uma jogabilidade acelerada que testava os reflexos e as agilidades dos jogadores - seja desviando de estrelas ninjas ou dos ataques repentinos dos inimigos que apareciam do nada. 

Agora, se você acha que não havia como a dificuldade da franquia de Ninja Gaiden atingir níveis inimagináveis, role a tela para baixo e veja o próximo colocado. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


2. Ninja Gaiden (Xbox e PS2)

2004/ Team Ninja

A versão de Ninja Gaiden para o Xbox e PlayStation 2 não só honrou a dificuldade da franquia de 8 bits criada por Ryu Hayabusa, como tornou o desafio equivalente aos 128 bits dos consoles da época.

Nessa versão, tudo o que era rápido demais nos jogos anteriores (inimigos, golpes, estrelas ninjas, espadadas), ficou bem mais veloz. 

A dificuldade de Ninja Gaiden para os consoles da década de 2000 aumentou tanto que a empresa Team Ninja precisou relançá-lo em uma versão com a jogabilidade mais moderada, que levou o nome de Ninja Gaiden Black.


1. Battletoads (NES)

1991/ Rare

O título do jogo mais difícil já criado vai para Battletoads, de 1991, do NES. Criado para competir com o sucesso de As Tartarugas Ninjas, o game apresenta dois sapos mutantes combatentes, Rash e Zits, que fazem os jogadores suarem os dedos - e passar nervoso, claro - nas fases de níveis "hardcore" e de jogabilidades diferentes. 

É praticamente impossível encontrar alguém que tenha finalizado Battletoads sem usar um truque sequer. E, quem conseguiu chegar ao fim e derrotar a malvada Dark Queen, pode se considerar um super-herói anônimo.

Pode ter certeza que a terceira fase de Battletoads, a da "corrida subterrânea dos jatinhos", traumatizou muitas crianças e marmanjos até hoje. Uma dica: para quem conseguir passar dela, depois só piora. 

+++LEIA MAIS: Antônio Fagundes descobriu videogame aos 60 anos, amou God of War e virou gente como a gente: 'Uma semana sem dormir'


+++ OS PIORES FILMES DE 2020 | ROLLING STONE BRASIL


+++MAIS SOBRE VIDEOGAMES: 6 games incríveis que vão virar filme

Mortal Kombat

Depois do fracasso que foi a adaptação de 1995, James Wan (responsável por Invocação do Mal) vai dirigir essa nova tentativa de levar às telonas a brutalidade e as narrativas ridículas de Mortal Kombat.

+++LEIA MAIS: Mortal Kombat vs Street Fighter: site escolhe o melhor entre os dois piores filmes de videogame

Com uma data de lançamento agendada para janeiro de 2021, o elenco inclui  Tadanobu Asano como Raiden, Mehcad Brooks como Jackson "Jax" Briggs, Ludi Lin como Liu Kang, Jessica McNamee como Sonya Blade, Hiroyuki Sanada como Scorpion, Joe Taslim como Sub-Zero e Lewis Tan em um papel ainda não revelado.


Uncharted

Desde quando foi anunciado em 2009, o filme da franquia Uncharted já teve seis diretores que abandonaram o projeto.

+++LEIA MAIS: Mark Wahlberg diz que filme do game Uncharted lembra Indiana Jones - novo clássico a caminho?

Agora, quem parece estar no comando da adaptação é Ruben Fleicher, diretor de Venom (2018). Tom Holland ainda está no elenco, como o protagonista Nathan Drake e Mark Wahlberg como Sully.


Gears of War

Apesar de não terem divulgado muitas informações sobre o filme desde o anúncio feito lá em 2016, a novidade mais recente é que a Universal chamou F. Scott Frazier para assinar o roteiro. Ele é mais conhecido por Busca Sem Limites (2016) e xXx: Reativado (2017).


Borderlands

Assim como a adaptação de Gears of War, o filme baseado na franquia Borderlands foi anunciado em 2016. O longa terá produção de Avi e Ari Arad, e teria roteiro de Aaron Berg.

+++LEIA MAIS: Borderlands - Cate Blanchett vai estrelar adaptação para o cinema da aclamada franquia de games

Após um bom tempo sem novas informações sobre o projeto, em fevereiro deste ano a produtora Lionsgate revelou que Eli Roth, diretor do sangrento O Albergue, estará no comando do projeto, e um novo roteiro será escrito por Craig Mazin, criado da mega elogiada e premiada minissérie Chernobyl.


Five Nights at Freddy's 

A adaptação desse clássico moderno dos games de terror foi revelado como um dos próximos projetos da produtora Blumhouse, conhecida por produzir filmes de terror assustadores com baixo orçamento.

Infelizmente as coisas não estão caminhando como os fãs da franquia gostariam. Recentemente, o roteiro que havia sido aprovado pelo estúdio foi reprovado por Scott Cawton, criador da série de games.


Watch Dogs

Em 2013 foi anunciado que a polarizadora franquia Watch Dogs seria transformada em filme. Desde então, tudo o que sabemos é que o projeto está travado no famoso limbo do "inferno da produção".

Depois de um bom tempo sem novidades, porém, os responsáveis garantiram em 2016 que o longa ainda vai acontecer.


Bônus: Just Dance

Exatamente isso que você leu. O famoso e popular game de dança vai virar um filme. De alguma forma que ninguém sabe ainda.

Tudo que sabemos é que a adaptação está nas mãos da produtora e distribuidora Screen Gems, anunciado em 2019.

Desejamos boa sorte aos roteiristas, atores e toda a equipe envolvida no projeto.