Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quais são as 7 principais diferenças entre o filme e o livro Clube da Luta?

O clássico cinematográfico foi baseado na obra homônima de Chuck Palahniuk

Redação Publicado em 13/03/2020, às 18h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clube da Luta (Foto: Reprodução / Fox)
Clube da Luta (Foto: Reprodução / Fox)

O clássico cinematográfico Clube da Luta foi baseado na obra homônima de Chuck Palahniuk. Apesar de terem premissas iguais, o filme apresenta alguns detalhes diferentes do livro de 1996.

De mudanças no encontro do Narrador com TylerDurden até a alteração no final do longa, a produção protagonizada por Brad Pitt e Edward Norton tomou algumas liberdades criativas.

+++ LEIA MAIS: Brad Pitt relembra que Clube da Luta foi odiado na estreia: ‘Silêncio mortal’

O site ScreenRant selecionou as 7 principais diferenças entre o filme e o livro Clube da Luta. Confira a lista:


Morte de Bob

Enquanto no filme Bob morre depois de uma missão dramática do Projeto Mayhem para destruir um café, no livro ele morre depois do grupo roubar dinheiro de telefones públicos.

+++ LEIA MAIS: Brad Pitt e Edward Norton ficaram ‘chapados demais’ na estreia de Clube da Luta


Encontro do Narrador com Tyler Durden

Um dos momentos mais memoráveis do longa é o encontro dos protagonistas que acontece em um avião. Na obra, eles se encontram em uma praia.

+++ LEIA MAIS: Edward Norton conta que Brad Pitt sempre tinha um baseado durante a produção de Clube da Luta


Queixo do Narrador

Depois de um acidente, o Narrador fica com um buraco no queixo por todo o livro. Apesar da característica marcante, o personagem não apresenta tal machucado no filme - talvez por praticidade e evitar efeitos visuais.

+++ LEIA MAIS: Os 13 melhores filmes de Brad Pitt, de acordo com nota do IMDb: Bastardos Inglórios, Clube da Luta e Era Uma Vez em... Hollywood [LISTA]


Lutas fictícias

Uma das adições da produção é a cena onde os protagonistas escolhem personalidades para terem lutas - fictícias. Entre os nomes estão Abraham Lincoln, Gandhi e William Shatner.

+++ LEIA MAIS: Clube da Luta: Jeneane Garofalo culpa Edward Norton por ter perdido o papel de Marla


Projeto Mayhem

No filme, o Projeto Mayhem é arquitetado por Tyler e o Narrador até expressa angústia com o tamanho da organização. No entanto, no livro os dois são responsáveis pela criação do grupo.

+++LEIA MAIS: Brad Pitt brinca com a velhice: ‘Não lembro mais a 1ª regra do Clube da Luta’


Marla expõe Tyler

No enrendo do livro, Marla expõe Tyler para o resto do grupo de apoio. Embora seja uma narrativa bem dramática e chocante, o filme corta toda essa parte. 

+++ LEIA MAIS: Clube da Luta: Edward Norton culpa a Fox pelo fracasso de bilheteria do filme


Final

O filme tem um final impressionante: Marla e o Narrador encarando a explosão de um prédio - plano de sucesso do ProjetoMayhem - ao som de "Where Is My Mind?", do The Pixies. No livro, no entanto, o fim é bem diferente.

O Narrador termina em uma instituição mental e os integrantes do grupo esperam pela liberação dele - e continuam com as estratégias da organização.

+++ LEIA MAIS: Criador de Clube da Luta volta a desenvolver duas séries depois golpe de agente


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA