Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual banda clássica foi chamada por John Lennon de ‘bullsh*t’?

Grupo venceu Abbey Road, dos Beatles, no Grammy anos antes da declaração

Redação Publicado em 02/06/2020, às 12h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)

John Lennon, além da carreira dos Beatles, era conhecido por opiniões em diversos temas, como política e, claro, música. Algumas das bandas mais famosas da época não agradavam o artista, e uma banda clássica de rock de “bullsh*t”, ou “porcaria” em português, como lembra o site CheatSheet.

Em entrevista à Rolling Stone EUA, em 1971, Lennon admitiu não escutar as músicas mais populares da época, e apenas escutava as faixas do Top 10 nas paradas quando estava em processo de gravação. Apesar de considerar que “nada estava acontecendo” de interessante, uma banda chamou atenção do músico. 

+++ LEIA MAIS: O dia em que John Lennon comparou os Beatles a Jesus Cristo - e depois se justificou; assista

“Não gosto das m****s do Blood, Sweat & Tears. Acho que é tudo porcaria”, opinou Lennon. “Rock and roll está parecendo com jazz, pelo que vejo. (...) Me considero o avant-garde do rock n’ roll. Porque estou com Yoko [Ono] e ela me ensinou muito, e eu ensinei muito a ela”. 

A banda Blood, Sweat & Tears, formada em 1967, curiosamente tinha os Beatles como inspiração, segundo entrevista de Al Kooper, fundador do grupo, em entrevista à Rolling Stone. A música “Got to Get You Into My Life”, do Quarteto Fabuloso, ganhou um cover do grupo.

+++ LEIA MAIS: Qual foi a última música que John Lennon e Paul McCartney fizeram para os Beatles?

Em 1969, Abbey Road, dos Beatles, perdeu para o álbum homônimo do Blood, Sweat & Tears na categoria de Álbum do Ano. As bandas também disputavam o título de Melhor Performance Vocal Pop de Duo ou Grupo, mas o vencedor na categoria foi Waylon Jennings & The Kimberleys. Naquele ano, os Beatles saíram sem nenhum prêmio, e o CheatSheet aponta que, talvez, Lennon guardasse ressentimentos. 


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE