Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual é o significado do amarelo nas roupas de Dark? Perigo? Amor? Entenda

Amarelo foi uma cor bastante recorrente nos três anos de Dark

Redação Publicado em 10/08/2020, às 13h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Louis Hoffman como Jonas em Dark (Foto: Reprodução)
Louis Hoffman como Jonas em Dark (Foto: Reprodução)

Atenção: o texto contém spoilers de Dark

Em todas as três temporadas de Dark, a cor amarela foi um elemento bastante recorrente entre os personagens da cidade fictícia de Winden, principalmente quando se trata de Jonas ou da Martha do mundo B. Em muitas séries de TV e filmes, as cores dialogavam bastante com os acontecimentos e emoções da trama; um bom exemplo disso foi com Breaking Bad

De acordo com o Syfy Wire, a série alemã da Netflix é uma experiência incrível graças à combinação de física quântica, existencialismo e drama. Muito bem executada, Dark faz o espectador ter que prestar atenção em todos os detalhes, se não as coisas podem ficar confusas. Além disso, os momentos significativos do figurino desempenham um grande papel nas conexões e ressaltam os temas narrativos.

+++LEIA MAIS: Umbrella Academy: 9 perguntas que não foram respondidas na segunda temporada

Desde o primeiro episódio, o figurino de Anette Guther usa um tom claro de amarelo como âncora, como lembrado pelo site. O casaco amarelo de Jonas é um tom mais ousado contra um fundo sombrio - mesmo nos primeiros episódios, parece que a cor foi drenada da locação de Winden.

A roupa característica do personagem é uma imagem repetida nos materiais de divulgação de Dark. Além disso, o casaco é atemporal, e pode se encaixar em quase qualquer período, como 1986. Ele também é útil porque chove muito em Winden - isso o torna um item praticamente obrigatório.

O amarelo em Dark, de acordo com o Syfy, dialoga com aquele símbolo que representa radioatividade, resultado da localização da usina nuclear na região. 

+++LEIA MAIS: Série live action de Avatar deverá ter grandes mudanças se comparada ao anime; entenda

A série utiliza da cor como um aviso nuclear, um símbolo da juventude, uma amarra para outro mundo e até mesmo um símbolo romântico. Como exemplificado pelo site, o poder atômico feito pelo homem enfatiza o elemento não natural que coloca os residentes em perigo.

Então, quando Martha (Lisa Vicari) do mundo alternativo usa o casaco igual ao de Jonas, isso sugere que ela está assumindo o papel dele em um mundo no qual ele não existe nem pertence.

No futuro, quando ele troca o casaco por um traje de proteção radioativa amarelo, Jonas provavelmente se cansade usar essa cor característica. Quando ele vira o Jonas adulto, todos os vestígios de amarelo praticamente desaparecem, já que amarelo não é o melhor traje para se esconder.

+++LEIA MAIS: Mindy Kaling, roteirista de The Office, ficou tão apaixonada por Jim que não conseguia namorar homens reais

Na segunda temporada, podemos ver uma Agnes novamente bem vestida, desta vez com um top amarelo com decote e saia combinando. Segundo o Syfy, em vez do vermelho - cor que ela vestia quando chegou na cidade -, o amarelo representou o despertar sexual de Doris por meio da cor amarela.

A cor também pode representar romance. O romance da Martha B com Jonas é conectado através do casaco amarelo. No entanto, a capa de chuva não é um símbolo de boa sorte. Em vez disso, é um link para o passado, presente e futuro em diferentes mundos.

Seja para se manter seco, evitar o enjoo da radiação ou uma expressão de amor, três temporadas sombrias buscaram luz por esta escolha de roupa amarela.


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS