Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual é o significado do nome do Green Day - e por que foi polêmico?

Inicialmente, o grupo era chamado de Sweet Children, mas após Billie Joe Armstrong compor uma canção, tudo mudou

Redação Publicado em 19/06/2020, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day (Foto: Stephan Solon/Divulgação)
Billie Joe Armstrong, vocalista do Green Day (Foto: Stephan Solon/Divulgação)

Na hora de criar uma banda, além de toda a produção musical, o nome é uma das coisas que mais chamam a atenção. Não é todo grupo que, com o passar dos anos, permanece com o mesmo título e muitas dessas histórias acabam sendo perdidas com o tempo. No caso do Green Day, é possível mapear a história. 

+++ LEIA MAIS: Billie Joe Armstrong recria capa icônica dos Beatles e Frances Bean Cobain aprova; veja

Segundo a Rolling Stone, o grupo já foi chamado de Sweet Children, quando os integrantes Billie Joe Armstrong e Mike Dirnt tinham apenas 14 anos. O nome se manteve até quando assinaram o contrato com a Lookout!. No entanto, eles decidiram mudar de nome porque não queriam ser confundidos com uma banda de rock da Califórnia chamada Sweet Baby. De acordo com o Cheat Sheet, a mudança veio logo depois que Armstrong escreveu uma composição. 

+++ LEIA MAIS: Green Day realmente roubou um dos maiores hits do Oasis?

O músico revelou isso em entrevista à Time "Escrevi uma música chamada 'Green Day' porque estava fumando muita maconha. Aí o nosso baterista colocou em um pouco na jaqueta e disse: 'Talvez devêssemos chamar a banda assim'. E eu disse: 'É uma boa ideia'". A expressão é usada em São Francisco, quando você tem um "dia verde" significa um dia livre de obrigações e é dedicado apenas a fumar maconha. Green Day tem um nome que combina com o grupo, mas não foi o nome original. 


+++ A PLAYLIST DO RUBEL