Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual foi o clássico dos Beatles escrito por John Lennon depois que ele ‘parou de tentar pensar’?

A música reflete as tentativas frustradas de composição

Redação Publicado em 18/05/2020, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)

"Nowhere Man" de Rubber Soul, disco dos Beatles de 1965 o qual George Harrison chamou o "primeiro álbum de maconha da banda", apresenta um personagem que é "o mais cego possível" e não consegue ter um ponto de vista. A faixa foi escrita por John Lennon.

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava

John Lennon, contudo, falou sobre o processo de composição de "Nowhere Man", e enfatizou o quão diferente a experiência foi para ele - isso porque, a música surgiu após uma longa noite de tentativas frustradas de escrever.

Na  biografia dos Beatles dos anos 1960, Hunter Davies escreveu sobre como foi o processo de criação para o vocalista: "Na verdade, eu parei de tentar pensar em alguma coisa. Nada vinha [...] Fui me deitar, desistindo. Então pensei em mim como o 'Nowhere Man', sentado nesta terra do nada."

+++ LEIA MAIS: Vídeo mais antigo dos Beatles foi feito sem querer pela polícia de Liverpool

Em 1980, Lennon reforçou a mesma história em uma entrevista ao All We Are Saying: "[Chegou], palavras e música, a coisa toda, enquanto eu me deitava depois de tentativas frustradas de escrever alguma coisa."

Ouça "Nowhere Man":


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE