Pulse

Qual foi o disco dos Beach Boys que inspirou Paul McCartney a fazer o clássico dos disco dos Beatles, Sgt. Pepper's?

Quando Pet Sounds chegou às lojas em 1966, McCartney ficou completamente imerso na banda de rock californiana

Redação Publicado em 20/08/2019, às 12h03

None
Paul McCartney (Foto: AP)

A verdade é que os Beatles não demoraram muito tempo para chamar a atenção dos grandes nomes da indústria musical. Em 1964, Bob Dylan, por exemplo, insistiu em visitar a banda em Nova York. No ano seguinte, quando Rubber Soul, o sexto álbum de estúdio dos Beatles chegou, os Beach Boys simplesmente foram esmagados pelo icônico quarteto. 

Em 1965, os Beach Boys já haviam conquistado vários singles de sucesso no topo das paradas, mas isso mudou depois que "In My Life", "Girl" e outras músicas do Rubber Soul surgiram nas ondas do rádio. Para Brian Wilson, por exemplo, a força criativa dos Beach Boys voltou à tona para apenas uma missão: superar o último disco [Rubber Soul] dos Beatles

+++ LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?

Com isso, a banda de rock californiana lançou Pet Sounds. O álbum ficou tão bom que Paul McCartney revelou que ele foi responsável por influênciá-lo a criar o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

+++ LEIA MAIS: Qual música de George Harrison foi rejeitada pelos Beatles para o disco Sgt. Pepper's?

Quando Pet Sounds chegou às lojas em maio de 1966, os Beatles estavam no meio da gravação do Revolver. No mês seguinte, quando McCartney gravou "Here, There, and Everywhere", ele tinha os Beach Boys na mente. 

"Ao colocar ‘To lead a better life’ na abertura de  ‘Here, There and Everywhere,’ com as harmonias que estávamos fazendo, a inspiração veio dos Beach Boys", conta McCartney.

Mas isso foi apenas o começo do efeito de Pet Sounds para McCartney e os Beatles. Quando o icônico quarteto finalizou o Revolver e embarcaram na turnê final, eles pararam um pouco antes de entrar em estúdio novamente para criar o próximo álbum. 

Ao retornar, eles estavam empenhados a se tornarem uma banda de estúdio. Depois que John Lennon lançou a estonteante "Strawberry Fields Forever", McCartney entrou nas gravações disposto a entregar uma obra-prima autoral. Tudo isso com uma pegada dos Beach Boys

+++ LEIA MAIS: Qual foi a reação dos Beatles quando John Lennon tocou Strawberry Fields Forever pela primeira vez?

Com "Penny Lane", Paul e os Beatles fizeram algo extraordinário, algo como um lado B de “Strawberry Fields”. (Ambas as canções, inclusive, haviam sido originalmente destinados ao Sgt. Pepper’s.)

+++ LEIA MAIS: Por que George Harrison participou pouco do disco Sgt. Pepper's, dos Beatles?

Em uma entrevista para David Leaf, algumas décadas depois, McCartney recordou da época em que era obececado pelas músicas dos Beach Boys.

"Se os discos dos Beatles tivessem um 'diretor' dentro da banda, eu diria que dirigi o Pepper. E minha influência foi basicamente o álbum Pet Sounds."

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney lembra da única música sua elogiada por John Lennon

"God Only Knows" é a faixa favorita de Paul. Como um destaques de composição dos anos 1960, ele chegou a dizer que essa é a melhor música já escrita. 

"É uma música muito, muito boa. Minha favorita, eu diria", disse a Leaf.

"Recentemente, uma estação de rádio japonesa me pediu as minhas dez melhores músicas favoritas. Eu não pensei muito sobre isso, mas eu coloquei 'God Only Knows' no topo da minha lista."

+++ De Djonga a Metallica: Scalene escolhe os melhores de todos os tempos