Pulse

Qual foi o primeiro disco dos Beatles produzido sob efeito de LSD?

O icônico quarteto de rock gravou um belo repertório de composições sob efeito de substâncias alucinógenas

Redação Publicado em 31/07/2019, às 16h43

None
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

Quando os Beatles eram bem jovens chegaram à América e fizeram a histórica aparição em  Ed Sullivan. O mais velho dos integrantes, na época, tinha acabado de fazer 23 anos e George Harrison não tinha chegdo aos 21 anos. 

Então, no momento em que os garotos tocaram "I Want to Hold Your Hand", soou exatamente como um tipo de música que eles escreveriam. Mas as coisas mudaram durante a década. 

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney começou a esquecer como toca Beatles depois de escrever mais de mil músicas

Dois anos depois, o icônico quarteto gravou o disco com solos de guitarra e efeitos sonoros que pareciam ser gaiovotas. Ao fim, os vocais de John Lennon soavam como "o Dalai Lama cantando no alto de uma montanha". 

+++ LEIA MAIS: Por que a turnê dos Beatles de 1966 foi a última?

Na faixa, "Tomorrow Never Knows", em específico, Lennon deu o pontapé inicial ao se inspirar no livro de Timothy LearyPsychedelic Experience: A Manual Based on the Tibetan Book of the Dead. Olhando para trás, ele não exagerou quando chamou o clássico disco de "o álbum de ácido"

Revolver foi o primeiro registro que mostrou uma grande influência do LSD.

+++ LEIA MAIS: De Beatles e Led Zeppelin a Nirvana e Strokes: os 24 momentos que mudaram a história do rock

Quando John cantou: "Turn off your mind, relax and float downstream" ("desligue sua mente, relaxe e flutue rio abaixo", em português), a citação de Leary caiu perfeitamente com a bateria estrondosa de Ringo. Para os fãs que experimentaram drogas nos anos 1960, não houve dúvidas sobre o estado de espírito dos Beatles.

+++ LEIA MAIS: Beatles: Algoritmo desvenda mistério de autoria das músicas feitas por Lennon e McCartney

"Nessa época, as pessoas começaram a experimentar drogas, incluindo o LSD", explicou Paul McCartney em Anthology. "Com o LSD, esse tema era ainda mais interessante", disse Paul. 

Na ocasião, John fez referência à uma viagem de ácido que ele teve na Califórnia. Existem outras insinuações às drogas em Revolver. No lado dois, por exemplo, os fãs ouviram John falar de um personagem que ele batizou de Doutor Robert dizendo se você "toma um gole de seu copo especial", ajuda você a entender".

+++ LEIA MAIS: Quanto o filme Yesterday pagou para ter as músicas dos Beatles?

Quando John começou a escrever "I Am the Walrus" ele experimentava ainda mais das drogas. "A primeira linha foi escrita em uma viagem ácida em um final de semana. A segunda linha foi escrita viagem seguinte de ácido e foi preenchida depois que eu conheci Yoko", disse.

Certamente, é difícil a Magical Mystery Tour sem LSD, e tudo isso começou com o Revolver

+++ SESSION ROLLING STONE: Francisco, El Hombre abre um diálogo sobre depressão com "Parafuso Solto :: Peso Morto"