Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual hino do Led Zeppelin foi escrito por Robert Plant em uma cadeira de rodas?

O vocalista sofreu um acidente grave quando estava de férias na Grécia em 1975

Redação Publicado em 07/02/2020, às 16h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Robert Plant estava de férias na Ilha de Rodes, na Grécia em 1975, quando junto da família sofreu um terrível acidente de carro. A princípio, o músico não acreditou que a esposa sobreviveria. E, sem o dinheiro que Led Zeppelin tinha ganhado, ela realmente não teria. 

Um avião particular com médicos a bordo chegou a tempo de transportar a esposa de Plant para um hospital e salvar a vida dela. Além dela, o acidente também deixou o músico em um péssimo estado.

+++ LEIA MAIS: Qual reunião do Led Zeppelin foi chamada de ‘horrorosa’ por Robert Plant?

Confinado a uma cadeira de rodas por meses, o vocalista do Led Zeppelin começou a compor o próximo disco da banda com Jimmy Page. Ao escrever a letra de "Achilles Last Stand", o músico estava emitindo um grito de guerra de uma cadeira de rodas. No podcast de autoria de Plant,Digging Deep, ele contou a história. 

Ele canta sobre heróis épicos desde os tempos antigos, começando com o herói da Guerra de Troia, Aquiles. Em algum lugar ao longo do caminho, o músico conecta a energia dele ao tentar se recuperar de uma cadeira de rodas, "dormindo agora para ressuscitar", como diz a letra da música. 

Em novembro de 1975, PagePlant haviam terminado as músicas do novo disco, Presence. Depois de se encontrarem com John Paul JonesJohn Bonham para ensaiar, partiram para Munique para gravar o álbum, que foi lançado no dia 31 de março de 1976. Em "Achilles Last Stand", o vocalista canalizou as tristezas e angústias em um vocal de tirar o fôlego.

+++LEIA MAIS: Assista trecho de show do Led Zeppelin em Tóquio em 1971 - a um passo da dominação mundial

No entanto, um acidente de estúdio quase terminou com as gravações. Ao esquecer que ainda estava cuidando de um tornozelo gravemente danificado, o músico pulou para ouvir uma reprodução na sala de controle. Quando sua perna desabou embaixo dele, Page teve que levá-lo rapidamente a um hospital.  

O Led Zeppelin finalizou Presence com a música principal do trabalho sendo "Achilles Last Stand". 


+++ ELTON JOHN VAI LEVAR O OSCAR? CONHEÇA OS INDICADOS PARA MELHOR CANÇÃO ORIGINAL