Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual instrumento ‘estranho’ do blues fez de ‘Strawbeerry Fields’, dos Beatles, tão inusitada?

Mike Pinder, da banda The Moody Blues, foi o responsável por apresentar o instrumento para John Lennon

Redação Publicado em 16/07/2020, às 14h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Beatles (Foto: AP Images)
The Beatles (Foto: AP Images)

Os Beatles tiveram influência de contemporâneos como o The Moody Blues. Em "Strawberry Fields Forever", John Lennon foi diretamente conduzido pelo integrante da banda e tecladista Mike Pinder para a criação da música, de acordo com o Cheatsheet

+++ LEIA MAIS: Reunião dos Beatles: Paul McCartney e Ringo Starr tocam Helter Skelter; assista

A história começou com um instrumento chamado Mellotron, um teclado eletromecânico polifônico criado originalmente em Birmingham, Inglaterra, no início da década de 1960 - que ganhou popularidade após a Streetly Electronics passar a fabricá-los. 

Mike Pinder, do Moody Blues, também foi vendedor da Streetly Electronics. Portanto, a banda dele começou a usar o Mellotron nas músicas, que se tornou uma peça central no disco Days of Future Passed.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?

O uso mais conhecido pelo público do som de um Mellotron, porém, está em "Strawberry Fields Forever". Curiosamente, foi Pinder quem apresentou John Lennon ao instrumento: "Fizemos a última turnê dos Beatles na Inglaterra. [...] Sempre fomos inspirados pelos [Fab Four]", explicou o tecladista dos Moody Blues à Rolling Stone EUA.

"É por isso que eu queria que os caras tivessem um Mellotron. O Mellotron permitiu que os músicos explorassem novas paisagens musicais - e quem melhor para fazer isso do que os Beatles?", completou.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney relembra briga com John Lennon: ‘O maluco mais adorável que já conheci’

Pinder, portanto, apresentou John Lennon ao Mellotron, que resultou em "Strawberry Fields Forever". De acordo com o livro The Beatles Experience, o tecladista participou com os vocais de apoio para a música. 


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE