Qual instrumento ‘estranho’ do blues fez de ‘Strawbeerry Fields’, dos Beatles, tão inusitada?

Mike Pinder, da banda The Moody Blues, foi o responsável por apresentar o instrumento para John Lennon

Redação Publicado em 16/07/2020, às 14h41

None
The Beatles (Foto: AP Images)

Os Beatles tiveram influência de contemporâneos como o The Moody Blues. Em "Strawberry Fields Forever", John Lennon foi diretamente conduzido pelo integrante da banda e tecladista Mike Pinder para a criação da música, de acordo com o Cheatsheet

+++ LEIA MAIS: Reunião dos Beatles: Paul McCartney e Ringo Starr tocam Helter Skelter; assista

A história começou com um instrumento chamado Mellotron, um teclado eletromecânico polifônico criado originalmente em Birmingham, Inglaterra, no início da década de 1960 - que ganhou popularidade após a Streetly Electronics passar a fabricá-los. 

Mike Pinder, do Moody Blues, também foi vendedor da Streetly Electronics. Portanto, a banda dele começou a usar o Mellotron nas músicas, que se tornou uma peça central no disco Days of Future Passed.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?

O uso mais conhecido pelo público do som de um Mellotron, porém, está em "Strawberry Fields Forever". Curiosamente, foi Pinder quem apresentou John Lennon ao instrumento: "Fizemos a última turnê dos Beatles na Inglaterra. [...] Sempre fomos inspirados pelos [Fab Four]", explicou o tecladista dos Moody Blues à Rolling Stone EUA.

"É por isso que eu queria que os caras tivessem um Mellotron. O Mellotron permitiu que os músicos explorassem novas paisagens musicais - e quem melhor para fazer isso do que os Beatles?", completou.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney relembra briga com John Lennon: ‘O maluco mais adorável que já conheci’

Pinder, portanto, apresentou John Lennon ao Mellotron, que resultou em "Strawberry Fields Forever". De acordo com o livro The Beatles Experience, o tecladista participou com os vocais de apoio para a música. 


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE