Qual música de Elvis Presley foi inspirada em Martin Luther King?

Em 1968, Elvis Presley fez um show especial para televisão e apresentou uma canção em homenagem ao ativista político

Redação Publicado em 07/07/2021, às 11h49

None
Elvis Presley (Foto: Divulgação)

Após a morte de Martin Luther King e Bobby Kennedy, Elvis Presley passou a refletir sobre questões sociais durante o desenvolvimento de '68 Comeback Special, um especial de Natal transformado em um show icônico para TV. De acordo com o Showbiz Cheat Sheet, os eventos inspiraram uma nova canção do músico, a qual foi apresentada na produção especial.

Durante a produção do especial, o diretor SteveBinder conheceu o lado político de Presley e decidiu mostrá-lo para o público. "Quando eu montei aquele show, era uma equipe das Nações Unidas - um coreógrafo porto-riquenho, coreógrafo negro, todos vieram de diferentes credos, religiões e países. E não vi nenhum sinal de preconceito e queria transmitir essa mensagem mais do que qualquer coisa,” disse o produtor. (Via Rolling Stone EUA)

+++ LEIA MAIS: Qual atriz Elvis Presley pediu em casamento antes de Priscilla?

Binder queria fazer uma homenagem às tragédias e pediu para o compositor Walter Earl Brown escrever uma música inspirada nas conversas dele com Presley. Com uma referência clara ao discurso "I Have a Dream", o artista criou "If I Can Dream."

"Se eu puder sonhar com uma terra melhor /Onde todos os meus irmãos andam de mãos dadas /Diga-me porque meu sonho não pode se tornar realidade / Deve haver paz e compreensão algum dia /Fortes ventos de promessa que irão soprar /A dúvida e o medo /Se eu posso sonhar com um sol mais quente /Onde a esperança continua brilhando para todos," diz a canção.

+++ LEIA MAIS: Elvis Presley tinha 'Quarto da Selva' em Graceland; conheça

Presley apresentou a “If I Can Dream” no final do '68 Comeback Special e a composição foi aclamada pelo público. A faixa alcançou o 12° lugar na Billboard Hot 100 e permaneceu no ranking por 13 semanas, além de ser lembrada entre as principais composições do ícone do rock.

Exibido no dia 3 de dezembro de 1968, o show televisivo se tornou um símbolo da cultura pop, seja pelo cenário marcante - o qual contava com letreiro brilhante com o nome Elvis - ou a reinvenção dos especiais de Natal para TV.

+++ LEIA MAIS: Qual atriz Elvis Presley pediu em casamento antes de Priscilla?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL