Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música de Elvis Presley foi inspirada em Martin Luther King?

Em 1968, Elvis Presley fez um show especial para televisão e apresentou uma canção em homenagem ao ativista político

Redação Publicado em 07/07/2021, às 11h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elvis Presley (Foto: Divulgação)
Elvis Presley (Foto: Divulgação)

Após a morte de Martin Luther King e Bobby Kennedy, Elvis Presley passou a refletir sobre questões sociais durante o desenvolvimento de '68 Comeback Special, um especial de Natal transformado em um show icônico para TV. De acordo com o Showbiz Cheat Sheet, os eventos inspiraram uma nova canção do músico, a qual foi apresentada na produção especial.

Durante a produção do especial, o diretor SteveBinder conheceu o lado político de Presley e decidiu mostrá-lo para o público. "Quando eu montei aquele show, era uma equipe das Nações Unidas - um coreógrafo porto-riquenho, coreógrafo negro, todos vieram de diferentes credos, religiões e países. E não vi nenhum sinal de preconceito e queria transmitir essa mensagem mais do que qualquer coisa,” disse o produtor. (Via Rolling Stone EUA)

+++ LEIA MAIS: Qual atriz Elvis Presley pediu em casamento antes de Priscilla?

Binder queria fazer uma homenagem às tragédias e pediu para o compositor Walter Earl Brown escrever uma música inspirada nas conversas dele com Presley. Com uma referência clara ao discurso "I Have a Dream", o artista criou "If I Can Dream."

"Se eu puder sonhar com uma terra melhor /Onde todos os meus irmãos andam de mãos dadas /Diga-me porque meu sonho não pode se tornar realidade / Deve haver paz e compreensão algum dia /Fortes ventos de promessa que irão soprar /A dúvida e o medo /Se eu posso sonhar com um sol mais quente /Onde a esperança continua brilhando para todos," diz a canção.

+++ LEIA MAIS: Elvis Presley tinha 'Quarto da Selva' em Graceland; conheça

Presley apresentou a “If I Can Dream” no final do '68 Comeback Special e a composição foi aclamada pelo público. A faixa alcançou o 12° lugar na Billboard Hot 100 e permaneceu no ranking por 13 semanas, além de ser lembrada entre as principais composições do ícone do rock.

Exibido no dia 3 de dezembro de 1968, o show televisivo se tornou um símbolo da cultura pop, seja pelo cenário marcante - o qual contava com letreiro brilhante com o nome Elvis - ou a reinvenção dos especiais de Natal para TV.

+++ LEIA MAIS: Qual atriz Elvis Presley pediu em casamento antes de Priscilla?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL