Qual música de George Harrison foi rejeitada pelos Beatles para o disco Sgt. Pepper's?

No começo, os Beatles não acreditavam no potencial de Harrison para compor canções para os álbuns do icônico quarteto

Redação Publicado em 15/08/2019, às 17h03

None
George Harrison (Foto: Divulgação/AP)

Quando os Beatles estavam chegando ao fim, George Harrison estava compondo e se apresentando no nível dos colegas de banda, John Lennon e Paul McCartney. Mas não foi assim no começo. 

No início dos anos 1960, John e Paul não o consideravam como um grande beatle. Um dos motivos, na época, era devido sua idade. George era o integrante mais novo da banda. E suas composições não eram tão boas assim. John se recorda de um "período embaraçoso em que as músicas de George não eram tão boas". 

+++ LEIA MAIS: Qual é o álbum dos Beatles com mais músicas de George Harrison?

Embora John se referisse ao tempo de A Hard Day’s Night, de 1964, que George não tem nenhuma música no álbum. Como Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, em que apenas "Within Without You" é da autoria do guitarrista. 

George tentou introduzir outra música durante as sessões de gravação do disco, mas não chegou a de fato, editá-la. Quando ele a mostrou no estúdio, a canção foi recebida com apatia por John e feedbacks negativos por parte do seu prodturo George Martin. 

+++ LEIA MAIS: Qual foi a reação dos Beatles quando John Lennon tocou Strawberry Fields Forever pela primeira vez?

Enquanto todos esperavam as partes da orquestra serem adicionadas em "A Day in the Life", os Beatles começaram a trabalhar em mais três músicas.

+++ LEIA MAIS: Por que os Beatles demoraram três semanas para gravar Penny Lane?

John entregou "Good Morning, Good Morning", Paul trouxe "Fixing a Hole" e George tentou a faixa "Only a Northern Song". A música foi recebida mal pelo por Geoff Emerick, e a descreveu no livro Here, There and Everywhere como "uma múscia fraca que fez todos nós estremecemos".

+++ LEIA MAIS: Por que George Harrison participou pouco do disco Sgt. Pepper's, dos Beatles?

Emerick também pontua como ele decepcionou os outros Beatles ao ponto de John não se juntar à banda enquanto eles criaram a base da faixa. John acrescentou o piano e alguns efeitos depois, enquanto Paul e Ringo, fizeram tudo o que podiam para dar uma chance para a música. 

Mesmo com os esforços, os resultados não foram tão bons, e, depois de outra tentativa na noite seguinte, a banda nunca mais trabalhou na música até o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band estar completo. 

+++ LEIA MAIS: Por que o produtor dos Beatles odiou a música I Am the Walrus?

A música arquivada apareceu depois em Yellow Submarine.

"Estou desapontado que George não tenha conseguido algo melhor", disse Martin sobre a música. 

Para entender o nível de desprezo que todos no universo dos Beatles tiveram pela música, Yellow Submarine. Como Emerick disse, a trilha sonora do filme de animação era "um 'reservatório' para qualquer canção que fosse considerada abaixo do padrão". 

Quando olhamos para trás, vemos que George merecia mais amor do que isso. Uma vez que depois que a banda transformou as sessões de Yellow Submarine em uma loucura psicodélica, o álbum ficou bastante atraente.

+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019