Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música de Paul McCartney para os Beatles realmente 'incomodou' John Lennon?

Durante as sessões do White Album, "Why Don’t We Do It On The Road" causou uma discórdia entre os dois

Redação Publicado em 25/06/2020, às 13h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

Em 1968, os Beatles ainda criavam discos incríveis juntos, mas, por trás da fachada, o clima entre os quatro membros da banda estava ficando insuportável. 

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?

Segundo a Far Out Magazine, durante as sessões do White Album, uma das músicas de Paul McCartney realmente “incomodou” John Lennon.

“Why Don’t We Do It On The Road”, considerada uma das melhores faixas do Fab Four, foi inspirada no encontro dele com um par de macacos durante a estadia da banda em Rishikesh, na Índia, estudando com Maharishi Mahesh Yogi.

“Um [macaco] macho pulou nas costas de uma fêmea e ‘lhe deu uma’, como dizem", contou Paul. Em dois ou três segundos, ele pulou novamente e olhou em volta, como se dissesse: ‘Não fui eu!’ E ela olhou em volta como se nada tivesse acontecido. Eu pensei… ‘É assim que funciona o simples ato de procriar…’ Temos problemas terríveis com isso, e os animais não’.”

+++LEIA MAIS: Beatles: site lista 50 motivos para ainda amar o disco ‘Let It Be’

Durante uma conversa com David Sheff em 1980, Lennon disse: “Esse é o Paul. Ele gravou sozinho em outra sala. Era assim que ele estava naqueles dias.”

“Entramos e ele fez o álbum inteiro”, continuou. “Ele tamborilava, tocava piano, cantava. Mas ele não podia… Talvez ele não conseguisse escapar dos Beatles. Eu não sei qual era o problema, sabe. Mas eu gostei da música.”

Lennon revelou que ver McCartney trabalhando sozinho o aborreceu: “Não posso falar por George [Harrison], mas me machucava quando Paul não nos envolvia.  Mas era assim.”

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney relembra briga com John Lennon: ‘O maluco mais adorável que já conheci’

Um ano depois (via Far Out), McCartney defendeu seu direito de gravar por conta própria: “Eu saí com Ringoe fiz 'Why Don’t We Do It On The Road'. Não foi uma coisa deliberada. John e George estavam ocupados, terminando alguma coisa, enquanto eu e Ringo [Star] estávamos livres, apenas vagando por aí. Então eu lhe disse: ‘Vamos fazer isso’.”

"[John] gostou da música e suponho que ele quisesse fazê-la comigo. É uma música muito ‘John’, de qualquer maneira. É por isso que ele gostou, suponho.”


+++ A PLAYLIST DO SCALENE