Qual música do George Harrison os Beatles não deram a mínima - mas virou a favorita de John Lennon?

Em entrevista, Geoff Emerick conta que ninguém se impressionou quando o guitarrista mostrou a música nas sessões do Sgt. Pepper's

Redação Publicado em 14/01/2020, às 11h05

None
George Harrison (Foto: AP Images)

Quando George Harrison começou a trabalhar nas próprias composições, ele não recebeu muita ajuda dos colegas de banda dos Beatles. "De tempos em tempos, recebia um pouco de incentivo, mas era muito pouco", disse Harrison em uma entrevista em 1977. 

Geoff Emerick, engenheiro dos Beatles, confirma isso no livro Here, There and Everywhere. "Em geral, as sessões em que fazíamos as músicas de George Harrison eram abordadas de maneira diferente", disse Emerick. "Todo mundo relaxava - havia uma sensação definitiva de que isso realmente não importava". 

+++ LEIA MAIS: Qual é o álbum dos Beatles com mais músicas de George Harrison?

Por exemplo, durante as sessões de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, em 1967, Harrison enfrentou mais críticas do que o normal. Essa rejeição por parte do quarteto veio quando ele apresentou "Only a Northern Song" no estúdio pela primeira vez. Os Beatles decidiram arquivar a música para o futuro. 

+++ LEIA MAIS: Por que a ideia de John Lennon para a capa do Sgt. Pepper's foi rejeitada?

Mas Harrison ainda não tinha uma música para o Sgt. Pepper's. Então quando ele trouxe "Within You Without You", Emerick lembra que ninguém se impressionou (mais uma vez). O que é pior, Emerick disse que os outros Beatles e George Martin reviraram os olhos para a música. 

Afinal, as sessões do disco começaram com a obra-prima de John Lennon, "Strawberry Fields Forever", seguida pelo clássico de Paul McCartney, "Penny Lane".

"Na época, 'Within You Without You' causou muitas questões entre os Beatles e GeorgeMartin", recordou Emerick. "Pessoalmente, achei que era apenas tedioso", mas Emerick reconheceu que a versão de George (sozinha, no violão) não fazia jus à composição.

Alguns sessões depois, os Beatles começaram a observar a mágica da música e eventualmente, oito violinistas, três violoncelistas, e que Lennon descreveu como "cerca de 400 indianos" entraram no estúdio para ajudar a dar vida à criação de George.

Lennon, McCartney e Ringo Starr estavam presentes na sessão, mas Harrison trabalhou por conta própria com Martin e os outros músicos. Neste momento, mais uma vez, Harrison se viu sem outros Beatles. Isso acabou sendo exatamente o que ele precisava. 

Embora a música tenha se tornado a única composição (e a maior do momento) do disco, ela saiu tão maravilhosamente que ninguém esperava. Até Lennon se apaixonou pela música. 

+++ LEIA MAIS: Carta revela irritação de John Lennon com Paul McCartney e Linda: “Cale a boca”

"Uma das melhores músicas de George", John disse a David Sheff, da Playboy, em 1980. "Ele é claro nessa música. Sua mente e sua música são claras. Existe um talento inato; ele juntou tudo isso neste som". 

"Within You Without You" se tornou um dos destaques do Sgt. Pepper's. 


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'