Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música do Led Zeppelin foi inspirada em 'Oh Well', do Fleetwood Mac?

De acordo com Jimmy Page, a banda de Mick Fleetwood é o 'melhor exemplo de blues britânico'

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/05/2021, às 09h03 - Atualizado às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

De acordo com informações do Cheat Sheet, o Led Zeppelin se inspirou em "Oh Well," do Fleetwood Mac, para compor uma música do disco Led Zeppelin IV (1971).

Quando o Led Zeppelin foi criado, em 1968, a Inglaterra estava repleta de diversos artistas do blues. Eric Clapton, conhecido por tocar no The Yardbirds e John Mayall & the Bluesbreakers, fazia sucesso no Cream. Também tinha Peter Green, quem manteve foco no gênero com Fleetwood Mac e foi substituto de Clapton na banda de Mayall.

+++LEIA MAIS: Playlist de Joe Biden e Kamala Harris tem Anitta, Beyoncé e Led Zeppelin

Porém, o conceito de blues para o Led Zeppelin era diferente. No começo da banda, Jimmy Page queria fazer do gênero algo totalmente distinto, como aconteceu em "Since I’ve Been Loving You," do disco Led Zeppelin III (1970), segundo Cheat Sheet.

O grupo levou esse desejo de Page a outro nível no quarto álbum de estúdio. O disco teve "Black Dog," inspirada no hit "Oh Well," do Fleetwood Mac.

+++LEIA MAIS: O dia em que ator de Loucademia de Polícia chocou a TV com versão alucinante do Led Zeppelin [FLASHBACK]

Quando começaram a compor "Black Dog," John Paul Jones começou a trabalhar no instrumental da música após ensaio com os colegas de Led Zeppelin, e criou um riff. No entanto, a banda inglesa precisava de mais: com base nas ideias de Jones, Jimmy Page recorreu ao sucesso do Fleetwood Mac para se inspirar.

"Sugeri para construirmos uma música semelhante em estrutura a 'Oh Well,' do Fleetwood Mac," relembrou Page na biografia Light and Shade: Conversations with Jimmy Page (2012), escrita por Brad Tolinski.

+++LEIA MAIS: Por que Led Zeppelin não lançava singles?

O guitarrista também opinou sobre a importância da banda de Mick Fleetwood no blues: "Você não vai encontrar um exemplo melhor de blues britânico do que o Fleetwood Mac original, com Jeremy Spencer e Peter Green."


+++ KONAI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL