Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música do Led Zeppelin tem o melhor riff de todos os tempos?

Publicações Total Guitar e Guitar World escolheram música do Led Zeppelin como o melhor riff de todos os tempos; confira o top 10

Itaici Brunetti Publicado em 07/06/2021, às 16h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, é um músico fora do comum que deu ao cancioneiro rock n' roll alguns dos riffs de guitarra mais icônicos existentes. Agora, uma pesquisa elegeu o riff de "Whole Lotta Love" como o melhor de todos os tempos. 

De acordo com uma pesquisa realizada com os leitores da revista especializada Total Guitar e do site Guitar World, a introdução inicial de "Whole Lotta Love", do álbum Led Zeppelin II (1969), do Led Zeppelin, é o melhor riff de guitarra  já composto. 

+++LEIA MAIS: Por que Led Zeppelin recusou tocar em Woodstock?

"Em 1969, o ano em que Neil Armstrong colocou os pés na lua pela primeira vez, Jimmy Page deu o seu próprio grande salto pela humanidade", escreveu a publicação da Total Guitar. "A parte de guitarra de ‘Whole Lotta Love’ levou apenas 2,7 segundos para ser tocada, mas imediatamente projetou a música à próxima década.", continuou. 

"Não foi o primeiro grande riff, mas é o que definiu tudo. É o motivo pelo qual riffs se tornaram centrais para músicas de guitarra; a razão pela qual as bandas procuram pela melodia de guitarra que pode impulsionar uma canção inteira — ou talvez até uma carreira inteira.", acrescentou o artigo. 

+++LEIA MAIS: Robert Plant, do Led Zeppelin, quer divulgar gravações raras após a morte; entenda

No top 10 riffs de guitarra da pesquisa, "Crazy Train", de Ozzy Osbourne, ficou em segundo lugar, enquanto "Back in Black", do AC/DC, subiu no pódio em terceiro colocado. "Smoke on The Water", do Deep Purple, esteve em quarto e "Ain't Talkin' 'Bout Love", do Van Halen, em quinto.  

A sexta colocação ficou com "Enter Sandman", do Metallica, a sétima com "Iron Man", do Black Sabbath, e a oitava com "Walk", do Pantera. "La Grange", do ZZ Top, foi a nona, enquanto a décima foi para "Purple Haze", de Jimi Hendrix

As informações são do site Louder Sound


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL