Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música dos Beatles John Lennon considerou 'a primeira gravação de heavy metal da história'

Segundo Paul McCartney, o final da canção era “bastante radical na época”

Redação Publicado em 29/07/2020, às 19h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)
John Lennon em 1972 (Foto: AP Images)

Os Beatles foram verdadeiros pioneiros na música, inovando em técnicas de gravação em estúdio, videoclipes, discos e letras impressas no álbum. Apesar de tantas contribuições, pode-se dizer que o Fab Four não saiu na frente quando se trata de heavy metal - mas John Lennon achava o contrário. As informações são da Far Out Magazine.

+++LEIA MAIS: John Lennon se achava um guitarrista melhor que George Harrison?

“Helter Skelter” é freqüentemente entendida como a música "heavy metal" dos Beatles, sendo muito diferente da maioria do trabalho da banda. No entanto, para John Lennon outra faixa do grupo lançada três anos antes, em 1965, foi realmente "o primeiro registro de heavy metal".

Lennon se referia a “Ticket For Ride”, que é muito diferente do heavy metal entendido atualmente. No entanto, o gênero ainda não tinha sido concretizado na época, e, por isso, tem algumas verdades na afirmação do vocalista.  

+++ LEIA MAIS: Ativistas querem substituir o hino dos EUA por 'Imagine', clássico de John Lennon

No final da faixa, há elementos que apresentam uma transição do pop para uma loucura caótica - algo sem precedentes há 55 anos. "É uma gravação pesada, e a bateria também. É por isso que eu gosto”, disse Lennon em 1970.

Uma década depois, o músico falou à Playboy: “Esse foi um dos primeiros registros de heavy metal feitos. A contribuição de Paul e a maneira como Ringo tocou bateria”. McCartney também falou sobre a faixa, caracterizando-a como “radical”:

+++LEIA MAIS: Qual música John Lennon considerou a primeira ‘obra prima’ da carreira?

"Acho que o interessante é o final louco, em vez de terminar como o verso anterior, mudamos o ritmo. Escolhemos uma das frases: "My baby don’t care", mas alteramos completamente a melodia. Nós quase inventamos a idéia de uma nova parte da música desaparecendo com essa música ... Era bastante radical na época", disse McCartney em 1994.

Ouça "Ticket To Ride":


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS