Qual música John Lennon escreveu cheio de ressentimentos?

Na época da gravação do disco Walls and Bridges (1974), o cantor teve um conflito com Allen Klein, último empresário dos Beatles

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 21/06/2021, às 10h52

None
John Lennon (Foto: AP)

John Lennon tinha o dom de canalizar a negatividade em ótimas músicas, segundo Cheat Sheet. Inclusive, durante gravações do disco Walls and Bridges (1974), o astro escreveu uma canção cheio de ressentimentos.

Como o site relembrou, a música não teve conexões com Paul McCartney, porque os dois artistas resolveram as intrigas entre eles. No entanto, muitas pessoas ouvem referências a Allen Klein, último empresário dos Beatles, na letra de "Steel and Glass." Mesmo com as especulações, Lennon negou que a música fosse especificamente sobre Klein.

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon achou 'humilhante' participar do filme Help!, dos Beatles?

Quando trabalhou em Walls and Bridges o cantor morava em Los Angeles, separado de Yoko Ono. Apesar da forte bebedeira e do uso de drogas, Lennon abaixou a cabeça e trabalhou no estilo descrito como "artesão." Não se inspirava no momento triste, mas escreveu e gravou músicas mesmo assim, como "Steel and Glass."

Antes do lançamento do disco, o astro rompeu ligações profissionais com Klein - e surgiram as especulações de "Steel and Glass" ser sobre o empresário. Porém, durante entrevista à Playboy em 1980, o dono de "Imagine" explicou as inspirações para a canção.

+++LEIA MAIS: O que John Lennon achava do cover de 'Lucy in the Sky with Diamonds', de Elton John?

"Tentava escrever algo desagradável, e realmente não me senti tão desagradável, mas há alguns elementos musicais interessantes nisso," afirmou. "Allen Klein não tem um bronzeado Los Angeles, tem? Portanto, deve ser uma espécie de combinação de ressentimentos. É sobre algumas pessoas, mas não significa nada."


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL