Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual música Paul McCartney compôs quando cansou dos Beatles?

No final dos anos 1960, o músico estava "farto" dos rótulos do Fab Four na mídia

Redação Publicado em 25/07/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney (Foto: Getty Images)
Paul McCartney (Foto: Getty Images)

Após os Beatles conquistarem o mundo na década de 1960, Paul McCartney se cansou da forma que a mídia enxergava e rotulava o Fab Four, segundo informações do Far Out Magazine

“Nós estávamos fartos dos Beatles. Nós realmente odiávamos aquela po*** de abordagem de quatro meninos. Nós não éramos quatro meninos, éramos homens”, disse o músico em 1994, de acordo com o site. 

Durante uma viagem para os Estados Unidos, o astro do rock teve uma ideia para uma canção e um disco que mudaria a trajetória artística da banda, o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de 1967. 

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney ou John Lennon: quem cantou mais músicas dos Beatles?

Em 1985, o beatle disse: “Foi uma ideia que tive, eu acho, quando estava voando de Los Angeles para algum lugar. Eu pensei que seria legal perder nossas identidades,nos submergir em uma persona de um grupo falso”.

John Lennon afirmou que o colega, provavelmente, se inspirou em um movimento musical norte-americano de dar nomes longos aos grupos. “Sgt. Pepper's  é o Paul depois de uma viagem para os Estados Unidos e toda a coisa de grupos com nomes longos da costa oeste que estava surgindo”, disse o músico. 

Ele completou: “Você sabe, quando as pessoas não eram mais os Beatles ou os Crickets - elas, de repente, eram Fred And His Incredible Shrinking Grateful Airplanes, certo? Então eu acho que ele foi influenciado por isso e criou essa ideia para os Beatles”.

+++LEIA MAIS: Por quanto tempo os Beatles cantam "na-na-na" em 'Hey Jude'? Gráfico tem a resposta - e é assustador

Mais tarde, McCartney contou mais detalhes sobre como o processo de criação do oitavo disco do Fab Four foi “libertador” e eles conseguiram construir “toda a cultura” para reunir os ídolos deles em um lugar. 

“Tudo foi embora, toda mer** de garotos, toda a gritaria. Nós não queríamos mais aquilo”, disse o beatle. “E pensamos em nós mesmo como artistas mais do que apenas performers [...] Eu pensei: ‘Não vamos ser nós mesmo. Vamos criar alter egos, então não teremos que projetar uma imagem que conhecemos. Seria muito mais libertador.”

Ele também falou que o nome era um simples jogo de palavras: “Nós fizemos toda a cultura ao redor disso e reunimos nossos heróis em um único lugar. Então, eu pensei: ‘Um típico nome sonoro e estúpido para a uma coisa tipo Dr. Hook’s Medicine Show and Traveling Circus era Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band’. Apenas um jogo de palavras”. 

Relembre “Sgt. Pepper Lonely Hearts Club Band”: 


+++ FREJAT: O DESAFIO É FAZER AS PESSOAS SABEREM QUE O DISCO EXISTE