Qual riff do Led Zeppelin é o favorito de Jimmy Page?

Apesar de reconhecer que "Whole Lotta Love" é difícil de superar, Page elegeu outro como favorito

Redação Publicado em 09/03/2020, às 13h13

None
Jimmy Page em 1977, durante apresentação do Led Zeppelin no festival Day on the Green, em Oakland, Califórnia (Foto: Michael Zagaris Photography LLC e Reel Art Press)

O riff de "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin, é considerado um dos melhores da banda. Jimmy Page, guitarrista do grupo, não pensa que fará algo melhor, mas elegeu outro riff como o favorito da carreira. 

"É difícil quando perguntam, ‘Qual música mais gosta do Led Zeppelin?’ Todas. Todas tinham a intenção de estar naqueles álbuns", explicou à Rolling Stone EUA. Porém, o guitarrista refletiu um pouco mais sobre o questionamento e decidiu que "Kashmir", do álbum Physical Graffiti (1975), também tem um riff incrível. 

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page revela qual é o próprio solo de guitarra favorito - e não é o de Stairway to Heaven

"Eu sabia que não era baseado apenas na guitarra. Todas as partes da guitarra estariam lá, mas a orquestra encontrou um lugar que refletiu ao longo da música e fez com que a guitarra ganhasse algo especial. Eu soube assim que ouvi", contou. 

Segundo o livro Led Zeppelin: All The Songs (via CheatSheet), o riff de “Kashmir” surgiu em uma sessão no estúdio com John Bonham, em outubro de 1973. “Eu simplesmente sabia que [Bonham] amaria, ele amou e tocamos o riff repetidamente”, relembrou Page

Ouça a faixa aqui: 


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA