Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual riff ‘monstruoso’ do Led Zeppelin não foi criado por Jimmy Page?

Baixista e tecladista da banda, John Paul Jones participou ativamente da produção de Led Zeppelin IV e assinou um dos maiores riffs do disco

Redação Publicado em 10/02/2020, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Falando sobre as melhores composições do Led Zeppelin, faixas como "Kashmir", "Ten Years Gone" e "Achilles Last Stand" certamente seriam citadas.

Ainda, se focarmos apenas nos solos de guitarra, o brilhantismo de Jimmy Page é muito evidente em "Stairway to Heaven", um clássico do Led Zeppelin IV

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page revela qual é o próprio solo de guitarra favorito - e não é o de Stairway to Heaven

Nesse sentido, muitos fãs da banda também votariam em "Black Dog", a música de abertura do quarto disco de estúdio da banda. Contudo, esta foi feita majoritariamente por John Paul Jones, baixista e tecladista do Led Zeppelin até o desmembramento da banda, em 1980.

Nos créditos de "Black Dog" estão Jimmy Page, John Paul Jones e Robert Plant. Como sempre, o nome de Plant escreveu a letra. Enquanto isso, Page contribuiu com a base e a melodia, mas o riff pertence a Jones. Ele estava voltando para casa de um ensaio quando teve a ideia e, como estava longe do estúdio, o anotou no papel. 

O que torna a faixa "Black Dog" tão poderosa é a natureza circular do riff, complexa até para os músicos de primeira classe com quem Jones trabalhava.

No livro Led Zeppelin: All the Songs, os autores citam as explicações de Jones na ocasião. "Eu queria experimentar um blues elétrico com uma parte circular de baixo", disse ele. "Mas não poderia ser muito simples." 

+++ LEIA MAIS: Qual reunião do Led Zeppelin foi chamada de ‘horrorosa’ por Robert Plant?

Ao longo dos anos, o Led Zeppelin foi acusado de plágio diversas vezes. Mas é difícil associar o riff de "Black Dog" com a música que Jones diz tê-la inspirado por volta dos anos 1970. Elas não são parecidas.

Jones disse que "Smokestack Lightning", de Howlin Wolf, o fez querer um riff circular próprio (E, claramente, ele conseguiu). Com Page tomando frente da produção do Led Zeppelin IV - e da maioria dos álbuns - a contribuição de Jones foi enorme.

"Nós sempre estávamos tentando encorajá-lo a criar peças, por assim dizer", disse Page. "Ele nunca inventou uma música completa ou algo assim." 

+++LEIA MAIS: Assista trecho de show do Led Zeppelin em Tóquio em 1971 - a um passo da dominação mundial

Ouça a faixa "Black Dog" abaixo:


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS