Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quase duas milhões de pessoas compraram In Rainbows

Radiohead ainda diz que mais de um milhão de pessoas foram a sua última turnê

Da redação Publicado em 16/10/2008, às 15h30 - Atualizado em 20/02/2013, às 15h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Radiohead divulgou ontem o balanço final de vendas do álbum In Rainbows, um ano após seu lançamento. O disco foi primeiro comercializado na internet pelo sistema "pague quanto quiser", e só depois em CD. Nesta mídia, foram 1,75 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. O álbum quase superou as vendas conjuntas dos antecessores Amnesiac (2001) e Hail to Thief (2003), 1.9 milhão no total.

A banda não revelou quanto vendeu na internet pelo "pague quanto quiser", que causou frisson na ocasião do lançamento. O Radiohead foi pioneiro na estratégia, que abriu portas para músicos como Nine Inch Nails, Bloc Party e Racounteurs explorarem novas formas de distribuição online.

A versão de luxo de In Rainbows, que vinha em uma caixa especial custando US$ 80, vendeu 100 mil unidades. Ela foi lançada simultaneamente ao álbum online. A versão simples, que vendeu 1,75 milhão, só chegou às lojas em dezembro de 2007, dois meses após o lançamento virtual.

Outro número foi o total de público da mais recente turnê da banda, que passou pelos Estados Unidos e Europa. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas assistiram Thom Yorke e seu grupo tocarem suas novas canções.