Quase duas milhões de pessoas compraram In Rainbows

Radiohead ainda diz que mais de um milhão de pessoas foram a sua última turnê

Da redação Publicado em 16/10/2008, às 15h30 - Atualizado em 20/02/2013, às 15h10

O Radiohead divulgou ontem o balanço final de vendas do álbum In Rainbows, um ano após seu lançamento. O disco foi primeiro comercializado na internet pelo sistema "pague quanto quiser", e só depois em CD. Nesta mídia, foram 1,75 milhão de cópias vendidas em todo o mundo. O álbum quase superou as vendas conjuntas dos antecessores Amnesiac (2001) e Hail to Thief (2003), 1.9 milhão no total.

A banda não revelou quanto vendeu na internet pelo "pague quanto quiser", que causou frisson na ocasião do lançamento. O Radiohead foi pioneiro na estratégia, que abriu portas para músicos como Nine Inch Nails, Bloc Party e Racounteurs explorarem novas formas de distribuição online.

A versão de luxo de In Rainbows, que vinha em uma caixa especial custando US$ 80, vendeu 100 mil unidades. Ela foi lançada simultaneamente ao álbum online. A versão simples, que vendeu 1,75 milhão, só chegou às lojas em dezembro de 2007, dois meses após o lançamento virtual.

Outro número foi o total de público da mais recente turnê da banda, que passou pelos Estados Unidos e Europa. Ao todo, 1,2 milhão de pessoas assistiram Thom Yorke e seu grupo tocarem suas novas canções.