Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Que fim levou Ian Stewart, tecladista fundador dos Rolling Stones?

Apesar de ter saído da banda, o "sexto Stone" foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame

Redação Publicado em 21/12/2020, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ian Stewart e Mick Jagger em estúdio (Foto: Reprodução/Youtube)
Ian Stewart e Mick Jagger em estúdio (Foto: Reprodução/Youtube)

Os jovens Brian Jones, Mick Jagger e Keith Richards formaram o Rolling Stones, em 1662, ao lado de Bill Wyman, Charlie Watts e um sexto integrante. O tecladista Ian Stewart estava na formação original da banda, mas logo foi “demitido” do grupo - apesar de ter permanecido com os colegas por longos anos.

De acordo com o site Express UK, Stewart respondeu ao anúncio de Jones, com quem já havia trabalhado, para ser tecladista da banda. Após ser aprovado, exerceu também algumas funções administrativas da banda, como marcar shows, pois era o único com telefone fixo em casa.

+++ LEIA MAIS: Como foi criado o logo dos Rolling Stones

Com a chegada do empresário Andrew Loog Oldham, em 1963, Stewart foi “demitido” da banda. A estratégia era deixar a formação menor, com apenas cinco integrantes, porque esse formato fazia mais sucesso com os fãs. Apesar de não ser mais um integrante dos Rolling Stones, Stewart permaneceu com o grupo nas gravações em estúdio, como pianista, e atuou ainda como gerente de turnê.

Stu, como era conhecido, está nos créditos da maioria dos álbuns da banda até Dirty Work (1986), e também trabalhou com Led Zeppelin nos álbuns Led Zeppelin IV (1971) e Physical Graffiti (1975), que inclui uma música chamada Boogie with Stu, na qual ele participou da composição.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page tocou em músicas dos Rolling Stones antes e depois do Led Zeppelin

Ian Stewart. Ainda estou trabalhando para ele. Para mim, o Rolling Stones é a banda dele. Sem seu conhecimento e sua organização, sem o salto que ele deu em relação a suas origens para correr o risco de tocar com um bando de moleques, a gente não teria ido a parte alguma”, escreveu Keith Richards na autobiografia Vida, publicada em 2010. “Ele foi certamente o principal impulso por trás de tudo que aconteceu em seguida”.

A parceria com os Rolling Stones terminou com a morte prematura de Stewart, em 12 de dezembro de 1985, vítima de um ataque cardíaco. Quando a banda chegou ao Rock and Roll Hall of Fame, o nome de Stu foi incluído como integrante.


+++ FROID | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes