Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Queen como heavy metal: Brian May fala de música que ajudou a formar o estilo

Em 1974, a banda apresentou "Stone Cold Crazy", considerada como uma das primeiras músicas de metal

Redação Publicado em 18/06/2019, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury (Foto: AP)
Freddie Mercury (Foto: AP)

Brian May, guitarrista do Queen, comentou com Joe Bosso sobre a “quase estreia” que a banda teve no heavy metal. “Stone Cold Crazy”, faixa do disco Sheer Heart Attack (1974), é considerada como uma das músicas percussoras do estilo, que ganhou força nos anos 1980.

May concordou com Bosso que a música pode encaixar-se no estilo, e disse no que pensavam quando a compuseram, logo no começo do Queen e uns anos antes do disco em que “Stone Cold Crazy” foi lançada. “Freddie [Mercury] escreveu a letra, e ele já tinha um riff que ele compôs com a sua antiga banda. Eu disse ‘o conceito da letra está ótimo, mas você precisa de um riff melhor’, e o Freddie disse ‘ok, o que você sugere?”

+++ Freddie Mercury era um ótimo guitarrista e escreveu clássico do Queen

A música fala sobre uma pessoa drogada que está viajando em sua mente. “Comecei a fazer esse riff completamente louco para combinar com a letra. A banda inteira entrou nessa, principalmente Roger [Taylor, baterista], porque é tudo muito baseado em como ele toca. Tudo combinou bem rápido.”

“Stone Cold Crazy” tem um ritmo acelerado e uma composição pesada, diferenciada das músicas mais conhecidas do Queen e que eram sucesso na época, como “Keep Yourself Alive” e “Liar”, mas a banda gostava. Mesmo assim, decidiram não lançar no primeiro álbum.

“A gente gostava dela, mas ficou presa em uma gaveta, e pensamos em colocar no segundo disco. Mas aquela faixa era muito bem arranjada porque a gente queria, conscientemente, empurrar a música para um novo patamar. [Quando ela estreou] algumas pessoas gostaram, mas outras não. Eu lembro de ler uma review que dizia que ‘o Queen abandonou suas raízes do rock no novo disco”, recordou May.

A banda não se abalou com as críticas negativas: usou isso como inspiração. “Essa resposta influenciou ‘Sheer Heart Attack’ [disco de 1974], que era, deliberadamente, uma tentativa de recapturar nossa energia original. A gente tocava ‘Stone Cold Crazy’ bem rápido, é nossa música mais rápida. Hoje em dia, se tocamos num show, nos divertimos. As vezes tentamos provar para nós mesmos que podemos fazer nossos músculos trabalharem, então fica ainda mais rápida”, comentou o guitarrista.

Ouça “Stone Cold Crazy”, o heavy metal do Queen: 

+++ MINHA PLAYLIST: Rael está "envolvidão" por Bob Marley e Caetano Veloso