Queen: Ditaduras na América do Sul quase impediram shows da banda em 1981

Em vídeo, guitarrista Brian May, do Queen, relembrou a primeira vez em que a banda veio ao Brasil e Argentina para shows, em 1981

Redação Publicado em 23/08/2021, às 10h58

None
Queen no Estádio do Morumbi em 1981 (Foto: reprodução)

Há 40 anos, a banda Queen veio à América do Sul para realizar os primeiros shows no continente. No entanto, as apresentações quase não aconteceram devido às ditaduras em que o Brasil e a Argentina viviam. 

Em recente episódio de Queen, The GreatestBrian May relembrou a vinda do Queen aos países. "A América do Sul ergueu a cabeça e ouvimos rumores de que éramos a maior coisa de todos os tempos na Argentina e no Brasil, e eles começaram a nos pedir para tocarmos lá. Eles nos diziam que poderíamos fazer shows em estádios de futebol, e eu respondia: 'Vocês estão brincando?'" disse o guitarrista. 

+++LEIA MAIS: Há 40 anos, Queen fazia 1ª show no Brasil e criava relação de amor com o país [FLASHBACK]

Em 1981, a Argentina estava sob uma ditadura e o empresário do Queen, Jim Beach, teve que negociar com um general do exército do país que disse a ele: "Como posso permitir que 50 mil jovens entrem em um estádio se não posso controlá-los? O que acontecerá se alguém gritar 'Viva Perón' no meio do show e acontecer um tumulto?"

Brian May continuou: "Jim explicou ao general que, mais ou menos como as apresentações de gladiadores em Roma, os shows do Queen seriam como uma panaceia para o povo, pois os argentinos nunca tiveram isso antes e seria uma experiência extraordinária.

Enquanto o empresário do Queen, Brian May e o baterista Roger Taylor estavam apreensivos com as negociações, Freddie Mercury levava a situação casualmente. 'Quando um entrevistador perguntou a ele como se sentia ao tocar e cantar para 200 mil pessoas, ele respondeu impassível, seguido por um sorriso malicioso: 'Ainda não fiz iss,' contou o guitarrista. 

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury não falava com integrantes do Queen no Rock in Rio [FLASHBACK]

O Queen realizou dois shows no Brasil, em 20 e 21 de março de 1981, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A banda também passou pela Argentina e Venezuela com a The Game Tour

Confira abaixo o episódio de Queen, The Greatest em que Brian May fala sobre a primeira turnê na América do Sul:


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!