Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quem, afinal, definiu o COVID-19 (ou Coronavírus) como uma pandemia?

"Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada", diz o chefe da OMS

Claire Shaffer, Rolling Stone EUA Publicado em 11/03/2020, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
OMS reclassificou surto mundial de Coronavírus como "pandemia: (Foto: Matteo Biatta/Sintesi/SIPA/Shutterstock)
OMS reclassificou surto mundial de Coronavírus como "pandemia: (Foto: Matteo Biatta/Sintesi/SIPA/Shutterstock)

A Organização Mundial da saúde(OMS) reclassificou o surto mundial de Coronavírus (COVID-19) como uma pandemia nesta quarta, 11.

Coronavírus: ator italiano é mantido em quarentena na mesma casa em que o corpo da irmã morta pelo vírus

"A OMS está avaliando esse surto todo o tempo e estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação,  severidade e inação", afirmou o chefe da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra. "Portanto, avaliamos que o COVID-19 pode ser caracterizado por pandemia".

Ghebreyesus continuou: “Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada... Não podemos dizer isso em voz alta, clara ou com frequência suficiente. Todos os países ainda podem mudar o curso dessa pandemia".

+++LEIA MAIS: Afinal, Daniel Radcliffe está ou não com Coronavírus?

A definição de pandemia utilizada pela OMS é "disseminação mundial de uma nova doença” ou uma epidemia que atravessa fronteiras. Segundo Ghebreyesus, a reclassificação do coronavírus "não é um gatilho para nada". 

Atualmente, há 122 mil casos de Coronavírus mundialmente, totalizando 4.300 mortes. Nesta quarta-feira, 11, Angela Merkel, chanceler alemã, declarou que dois terços da população alemã podem contrair o vírus, principalmente após o surto na Itália e no Leste Asiático. 

+++LEIA MAIS: Sammy Hagar, do Van Halen, cancela todos os shows na América do Sul devido ao aumento de casos de Coronavírus

Foi divulgado nesta quarta, 11, a confirmação de 52 casos no Brasil. Segundo reportagem da Folha, após a confirmação da 50ª pessoa infectada, o número de casos do Coronavírus no país pode chegar a 4 mil em 15 dias. 


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA