Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quem afinal é o mais forte: Goku ou Superman?

O Homem de Aço e o Super Saiyajin são frequentemente comparados entre si, mas um deles sairia vitorioso de um confronto sem impedimentos

Redação Publicado em 31/03/2020, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com Goku e Superman (Foto: Reprodução)
Montagem com Goku e Superman (Foto: Reprodução)

Como o super-herói emblemático do Universo DC, Superman é um dos personagens mais poderosos e icônicos das HQs - e você há de concordar. Por outro lado, um dos heróis mais reconhecidos no mundo dos mangás (e animes) é Goku, protagonista da famosa franquia de Akira Toriyama, Dragon Ball.

Dado o imenso nível de poder dos dois, o Homem de Aço e o Super Saiyajin são frequentemente comparados entre si, mas quem sairia vitorioso de um confronto (sem nenhum impedimento)? 

De acordo com o portal Cbr.com, Goku é DEFINITIVAMENTE mais forte que o Superman - entenda o porquê.

+++LEIA MAIS: Site diz que Batman Vs Superman é o filme de super-herói mais importante de todos; entenda

Tanto Superman quanto Goku são extraterrestres que vieram à Terra quando bebês para escapar de seus respectivos mundos moribundos: o primeiro de Krypton e o segundo do Planeta Vegeta. Ambos têm um forte senso de idealismo, e geralmente o usam como a última linha de defesa. No entanto, Goku tem uma vantagem surpreendente contra Superman, especialmente dada a progressão dele na série Dragon Ball Super.

O Superman é capaz de mover planetas inteiros com as próprias mãos e sobreviver nos ambientes mais adversos, das intensas pressões no núcleo da Terra ao vácuo do espaço sideral. Ele tem super respiração, vários tipos de supervisão, sentidos aprimorados, além de resistência, força e velocidade sobre-humanas. Tudo isso é alimentado pela radiação que emana do sol amarelo da Terra, com seu corpo absorvendo os raios solares para aumentar suas incríveis habilidades.

+++ LEIA MAIS: Conheça o Superman comunista, nova animação da DC que teve a estreia cancelada por causa do Coronavírus

Da mesma forma, Goku possui sentidos aprimorados, além da força, velocidade e resistência sobre-humana. Ele também pode voar e projetar explosões de energia - não apenas pelos olhos, como o Superman, mas também pelas mãos e pés. Por meio da técnica de transmissão instantânea aprendida com a raça Yardrat, Goku pode se teletransportar para qualquer local, desde que ele possa vê-lo ou senti-lo. Mas, talvez, o mais importante é que Goku pode se transformar fisicamente por meio da técnica Kaio-Ken para suas múltiplas formas Saiyajins, obtendo um aumento considerável de poder.

Depois de interagir diretamente com os deuses, Goku tornou-se capaz de aproveitar a energia divina e misturá-la com suas habilidades naturais de Super Saiyajin, conquistando os níveis de Super Saiyan God e Super Saiyan Blue, que impulsionam seus instintos naturais de luta. E, quando pressionado, Goku pode inconscientemente ultrapassar seus limites físicos naturais para despertar o modo Ultra Instinct, no qual ele se equipara aos Deuses da Destruição.

+++ LEIA MAIS: O dia que o Superman matou o Batman nas HQs da DC; veja

Goku nunca traria um item que lhe daria uma vantagem injusta, por isso é improvável que o Super Saiyajin traga Kryptonita para uma luta. No entanto, se a luta acontecesse em um mundo longe de um sol amarelo, a força do Superman diminuiria constantemente à medida em que ele consumiria a energia solar armazenada em seu corpo. Goku está mais do que acostumado a lutar em ambientes estranhos e difíceis, longe da Terra.

E, dada a natureza mística ligada à energia divina que emana das várias formas de Goku, a vulnerabilidade do Superman à magia pode ser especialmente eficaz, especialmente se Goku for pressionado o suficiente para desencadear sua transformação no Ultra Instinct. Historicamente, os deuses no DCU usam a magia como sua principal fonte de poder. É o que dá ao Shazam, por exemplo, uma vantagem sobre o Superman.

Ainda, o aumento de poder do Superman costuma ser retratado de forma gradual, à medida em que sua exposição ao sol amarelo continua sendo acumulada em seu corpo. Enquanto o Superman pode obter um aumento temporário de energia ao se aproximar do sol, e , se ele carregasse demais seu corpo, o efeito resultante seria tóxico para ele devido à pura sobrecarga. Com Goku constantemente encontrando novas profundezas em seu próprio poder, qualquer resistência do Superman o levaria a novos níveis de combate para dominá-lo de uma vez por todas.

+++ LEIA MAIS: Além de Bloodshot: 6 filmes que você provavelmente não sabia que são baseados em HQs [LISTA]


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?