Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quem dirige carrões caros tem maiores chances de ser um idiota (e até racista) no trânsito, diz a ciência

A Universidade de Nevada conduziu um estudo que relacionou o valor de um veículo à falta de empatia das pessoas

Redação Publicado em 27/02/2020, às 08h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pateta na animação Motor Mania (Foto:Reprodução)
Pateta na animação Motor Mania (Foto:Reprodução)

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nevada, em Las Vegas, chegou à conclusão de que donos de carros mais caros têm uma grande probabilidade de serem babacas no trânsito, e até mesmo racistas.

Como reportado pela CNN, o estudo mostrou que para cada mil dólares a mais no preço do veículo, as chances do motorista parar e deixar um pedestre atravessar a rua na faixa diminui em 3%.

+++LEIA MAIS: Ouvir 78 minutos de música por dia ajuda a ter uma vida saudável, diz estudo

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores conduziram um experimento no qual pediram para quatro voluntários atravessarem uma rua centenas de vezes. Os participantes foram um homem e uma mulher caucasianos, e outro casal de negros. As travessias (ou as tentativas) foram filmadas para, em seguida, analizarem as respostas dos motoristas de acordo com os carros.

Os resultados mostram que os veículos pararam 31% das vezes para as mulheres e para as pessoas brancas, em comparação com os 25% que pararam para o casal de negros e 24% para os participantes homens.

+++LEIA MAIS: Os Beatles podem ser considerados protofeministas, diz pesquisador

De acordo com a própria pesquisa, os motoristas de carros mais caros "sentem um senso de superioridade em relação às outras pessoas que usam as ruas", e o valor elevado dos veículos está diretamente ligado à "baixa habilidade de interpretar pensamentos e sentimentos de outras pessoas", e "resultam na falta de empatia pelos pedestres".


+++ TITÃS CELEBRA O ACÚSTICO, MAS SE MANTÉM ELÉTRICO - E É ATRAÇÃO DA MUSIC & RUN