Quem é o melhor vampiro da Marvel: Morbius vs Blade [ANÁLISE]

O vampiro vivo ou o caminhante diurno? Quem é o personagem mais poderoso e carismático?

Vinicius Santos Publicado em 17/01/2020, às 07h00

None
Blade e Morbius (foto: reprodução/ Marvel Comics)

Com o trailer de Morbius, com Jared Leto, e o anúncio de Mahershala Alicomo o Blade do MCU, os vampiros voltam a marcar presença na Marvel , e as comparações são inevitáveis.

A própria editora é ciente disso, já que ambos interagem várias vezes nas HQs. Então, é hora das análises que fãs adoram fazer. Qual personagem é superior: Morbius, o vampiro vivo? Ou Blade, o caminhante diurno?

Iremos comparar o contexto histórico da criação deles, poderes e carisma dentro do mercado das HQs para definir qual vampiro vence.


Os dois vampiros foram criados para afrontar a censura

Desde os anos 1950 os quadrinhos sofriam duras restrições de conteúdo violento e apologia a sexo e drogas. Não havia vampiros e nem sangue nas revistas das grandes publicações.

Com a flexibilização dessas leis nos anos 1970, os dois vampiros nasceram. Morbius foi criado para ser um vilão do Homem-Aranha e Blade foi criado para a lendária revista A Tumba de Drácula. Ambos com origens e propostas totalmente diferentes.

+++LEIA MAIS: Fã encontra Morbius em cena pós-crédito de Homem-Aranha: De Volta ao Lar; é possível?

Blade é um meio-vampiro, a mãe dele foi mordida momentos antes que ele nascesse. Ele então se tornou um caçador de vampiros, com facas e estacas de madeira, e foi simbólico para personagens negros e empoderados nos quadrinhos.

Morbius teve menos destaque na revista do Aranha, mas era uma mistura interessante de Monstro de Frankenstein (criado em laboratório) com Drácula (vampiro).

Blade foi mais relevante culturalmente, o que dá o primeiro ponto desta competição para ele. Financeiramente, o caminhante diurno também dominou, e é isso que veremos a seguir.


Impacto comercial

Blade foi uma presença constante em A Tumba de Drácula, tanto que ganhou revistas próprias e, é claro, a série de filmes estrelados por Wesley Snipes. Além disso, ele até caçou o próprio Morbius, para depois os dois vampiros se unirem brevemente.

Morbius teve apenas séries limitadas publicadas até hoje, e no território audiovisual, marcou presença na série animada do Homem-Aranha, de 1994. Como era um desenho infantil, ele não mordia as pessoas e nem tirava sangue, ele sugava ‘plasma’ por meio de ventosas nas mãos.

+++LEIA MAIS: Quem é Morbius, o vilão do Homem-Aranha interpretado por Jared Leto?

Blade leva com certeza o ponto, principalmente pelos filmes. Além de quebrar a sequência de fracassos da Marvel nos cinemas nos anos 1990, os longas contribuíram na ascensão do gênero que mistura horror e ação, que hoje tem diversas franquias.


Poder e Carisma

Ambos tem muitos dos poderes e nenhuma das fraquezas dos vampiros tradicionais. Morbiuspode sair de dia, mas prefere dormir, enquanto Blade não só anda por aí de dia à vontade como usa armas baseadas em raios UV.

Os dois vampiros tem sede de sangue, mas Blade se recusa a consumir o líquido vital da humanidade, que jurou proteger, enquanto Morbius aceita beber daqueles que julga como maus e que merecem morrer. Moralmente, o Blade vence.

+++LEIA MAIS: Morbius com Jared Leto: Todos os detalhes, segredos e easter eggs do trailer da Marvel

Sem falar que Blade ganha muitos pontos no quesito estilo. O sobretudo preto, as espadas e facas e o óculos superam muito a gola em V de Morbius, com todo respeito.

Morbius começa a revidar no campo da popularidade com o novo filme, mas, por enquanto, Blade com certeza é um vampiro muito superior.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'