Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quem é Olivia Rodrigo: família, carreira, Sour, VMA e mais [LISTA]

Dona dos hits "drivers license" e "good 4 u", Olivia Rodrigo lançou o disco de estreia da carreira Sour em maio - e conquistou números impressionantes

Isabela Guiduci Publicado em 19/05/2021, às 17h01 - Atualizado em 22/11/2021, às 12h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Olivia Rodrigo em 'Good 4 u' (Foto: Divulgação)
Olivia Rodrigo em 'Good 4 u' (Foto: Divulgação)

É, Olivia Rodrigo aparentemente chegou para ficar - e fazer história na música pop. A cantora de 18 anos, conhecida inicialmente pelo trabalho em High School Musical: The Musical: The Series, estreou a discografia da carreira solo e, desde então, é assunto constante nas redes sociais - seja pelo talento, sucesso, recordes, etc. 

Nos últimos meses, Olivia Rodrigo lançou três singles da carreira solo e o disco de estreia. A primeira faixa foi "drivers license", que chegou em janeiro, e quebrou recordes impressionantes, estreou em primeiro lugar na Billboard, e teve um sucesso meteórico. Em abril, a sensível "deja vu" foi compartilhada com o público e, antes do álbum, a icônica "good 4 u" foi divulgada. 

+++LEIA MAIS: Tudo o que você precisa saber sobre Sour, disco de estreia de Olivia Rodrigo [LISTA]

Todas as canções integram Sour, disco de estreia da cantora, lançado no dia 21 de maio. As músicas apresentam sonoridades diferentes, e embora cada uma tenha as suas peculiaridades, todas conquistaram rapidamente o público pela leveza, sinceridade e originalidade. Desde janeiro, a artista de 18 anos é constantemente comentada nas redes sociais.

Rodrigo se destaca principalmente pelo talento incrível para composição, os vocais fascinantes e os sentimentos transbordantes nas músicas. Cantora desde criança, traz o melhor de si na discografia, identidade visual e videoclipes. Para conhecer mais sobre a autora de Sour, apresentamos mais sobre a vida e carreira da artista:

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo revela: 'Nunca quis ser uma garota pop'

Família

A família da cantora é da Califórnia, onde ela nasceu. O pai da atriz, Ronald Rodrigo, é terapeuta, e a mãe Sophia, é professora. Ronald é filipino. Em entrevista à Disney, a artista afirmou: "Minha herança faz parte de quem eu sou. Sou parte filipina do lado do meu pai da família. Minha herança filipina vem do meu bisavô. Ele veio das Filipinas em um barco quando era apenas um adolescente. Você pode imaginar se mudar para um país totalmente novo sozinho?"

Os pais ensinaram Olivia em casa e garantiram que ela aprendesse a tocar piano ainda criança. Em entrevista à MTV UK, ela contou: "Tive minha primeira aula de piano de verdade quando tinha provavelmente nove anos e odiava. Eu chorava antes de cada aula. Mas, ao olhar para trás, fico muito feliz por ter sido forçada a ter aulas de piano, porque uso aquelas habilidades todos os dias."

+++LEIA MAIS: AMA 2021: 5 performances incríveis da premiação - Olivia Rodrigo, BTS e mais [LISTA]

Ainda, acrescentou: "Tocar piano é uma das minhas coisas favoritas a fazer agora, então [sou] grato que meus pais me forçaram a fazer isso.". Em geral, as composições da cantora são feitas com o auxílio do instrumento e exploram a melodia do piano.

Veja a família de Olivia Rodrigo:

+++LEIA MAIS: Como Olivia Rodrigo, com apenas 18 anos, faz história na música pop?

Olivia Rodrigo e família
Foto: Reprodução / Disney Channel


Carreira 

Olivia Rodrigo é uma atriz, cantora e compositora norte-americana que assinou com a Disney em 2015. No ano seguinte, teve o primeiro trabalho na emissora, a série de comédia Bizaardvark. A produção apresenta as melhores amigas Paige (Olivia Rodrigo) e Frankie (Madison Hu), que usam os talentos ao fazer vídeos para um canal de comédia online. 

+++LEIA MAIS: Conheça Olivia Rodrigo: Aposta da Rolling Stone EUA para o Grammy 2022 e queridinha da Taylor Swift

Em 2019, a cantora estrelou como a protagonista Nina "Nini" Salazar-Roberts em High School Musical: The Musical: The Series, série exclusiva do Disney+, que se passa no universo do East High, escola da famosa franquia High School Musical

Para a primeira temporada, Olivia Rodrigo escreveu a faixa "All I Want" para compor a trilha sonora da série. A faixa, interpretada pela atriz, é um destaque da produção, e recebeu Certificado de Ouro, além de estrear na Billboard Hot 100.

+++LEIA MAIS: As pessoas estão obcecadas por Olivia Rodrigo - e vamos te convencer a ficar também

Atualmente, Olivia Rodrigo estrela os episódios da segunda temporada de High School Musical: The Musical: The Series, que estão sendo lançados semanalmente no Disney+. O segundo capítulo chega ao streaming nesta sexta, 21.


Sour

O primeiro disco da carreira Sour foi lançado no dia 21 de maio e foi um aprofundamento incrível no trabalho autoral da cantora. Olivia Rodrigo teve o álbum de estreia de uma artista feminina com o maior número de streamings, com mais de 300 milhões de reproduções sob demanda.

Além dos números e vendas impressionantes, todas as onze canções de Sourestrearam no Top 30 da Billboard Hot 100. A cantora de 18 anos emplacou três músicas na parada norte-americana os singles "good 4 u" e "deja vu" em segundo e terceiro lugar, respectivamente; e "traitor" na nona posição, faixa que não foi single até o momento.

Com esse desempenho na parada musical, aos 18 anos, a jovem cantora se torna a primeira artista na história a colocar três canções simultâneas do disco de estreia no Top 10 da Billboard Hot 100

+++LEIA MAIS: Todas as referências de 'Good 4 u', novo clipe de Olivia Rodrigo: Garota Infernal, O Teste Decisivo e mais [LISTA]

Os recordes de Olivia Rodrigo são muitos, portanto. "Drivers license", por exemplo, estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100, sendo uma das 48 canções que conseguiram estrear nos charts nesta posição, e a cantora foi uma dos apenas 7 artistas em ascensão que alcançaram esta conquista.

O single também recebeu o Certificado de Ouro nos Estados Unidos. Na primeira semana de lançamento, acumulou mais de 107 milhões de streams globais, com mais de 76 milhões de transmissões apenas nos Estados Unidos, tornando-se a canção com maior número de streaming de áudio de todos os tempos no país. 

+++LEIA MAIS: Just Dance 2022: Olivia Rodrigo, Anitta, Pabllo Vittar e mais; veja lista das músicas do jogo

Com "deja Vu", não foi tão diferente. Embora a música seja menos comercial se comparada à "drivers License", o segundo single não deixou a desejar em números e a faixa estreou em oitavo lugar na Billboard Hot 100.

"Good 4 u" também deve estrear na parada musical norte-americana - apostas sugerem, inclusive, que seja em primeiro lugar. Se isso de fato acontecer, será a primeira artista da história a ter os três primeiros singles da carreira nos charts. 

+++LEIA MAIS: Conheça High School Musical: The Musical The Series, série exclusiva do Disney+

Antes mesmo do lançamento, Sour foi o disco de uma artista feminina mais transmitido no Spotify, com mais de 14 milhões de streams - isso com apenas três faixas já lançadas. Atualmente, "drivers license" soma mais de 700 milhões de reproduções na plataforma.


VMA 2021

Apesar da carreira musical recente, Olivia Rodrigo alcançou uma inegável notoriedade internacional — e o VMA é a prova. Na edição de 2021 do MTV Video Music Awards, a cantora levou a premiação de Música do Ano por "good 4 u" e também Artista Revelação e Melhor MTV Push. 


Grammy 2022

No lançamento de "drivers license", a Rolling Stone EUA havia comentado sobre a potência do single para concorrer em Canção do Ano no Grammy 2022. Para além da faixa, porém, Olivia Rodrigo pode ser indicada em diversas categorias com Sour - Artista Revelação, Melhor Álbum Pop Vocal, Clipe do Ano, Gravação do Ano, Melhor Performance Pop e, quem sabe, Melhor Álbum do Ano

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo ganhou presente 'estranho' de Joe Biden; entenda