Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quem inspirou David Bowie a fazer a música ‘The Jean Genie’?

Musa do Cameleão do Rock aparece no clipe da faixa

Redação Publicado em 14/04/2020, às 14h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)
David Bowie como Ziggy Stardust (Foto: Reprodução)

Aladdin Sane, sexto álbum de David Bowie, tem uma das capas mais icônicas de todos os tempos. Além do visual, o disco tem diversas músicas responsáveis por impulsionar a carreira do britânico, como “The Jean Genie”. As informações são da Far Out Magazine.

Penúltima faixa do álbum, lançada em novembro de 1972, meses antes de Aladdin Sane chegar ao público, “The Jean Genie” faz um tributo ao melhor da cidade de Nova Iorque, aos filhos e filhas da metrópole, apelidada de Grande Maçã. A música foi a primeira escrita por Bowie na cidade estadunidense.

+++ LEIA MAIS: Como David Bowie ficou com 'olhos de alienígena' após briga por uma garota?

Bowie estava em alta após o lançamento do clássico The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, de junho de 1972, e o lançamento de “The Jean Genie” significou um divisor para o Camaleão do Rock, ao alavancar a carreira internacional do cantor.

Durante o show do álbum ao vivo Santa Monica ‘72, Bowie explicou a inspiração para a letra. Segundo ele, a música fala sobre “uma senhora de Nova Iorque e um cara que vive na cidade, ele se chama The Jean Genie”. A dama em questão era Cyrinda Foxe, modelo e atriz, com quem o Camaleão teve um caso, e a canção foi escrita “para divertir” Cyrinda, quando ambos estavam no apartamento da modelo.

+++ LEIA MAIS: A época em que David Bowie viveu à base de cocaína, leite e pimentas

Cyrinda confirmou a história no livro de memórias. A ex de Bowie teria pedido uma música “parecido com The Yardbirds” após o músico oferecer o presente. A musa do cantor também aparece no clipe de “The Jean Genie”.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA