Pulse

Quem são Os Eternos, protagonistas do novo filme da Marvel?

Novo longa do Universo Cinematográfico Marvel estrelado por Angelina Jolie chega aos cinemas no dia 6 de novembro de 2020

Redação Publicado em 11/08/2019, às 10h00

None
Capa de Os Eternos #1 (Foto: Reprodução/Marvel)

Angelina Jolie e Richard Madden são alguns dos nomes do elenco de peso de Os Eternos, um dos longas de personagens novos a Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel. Escolha ousada apostar na obra de Jack Kirby criada em 1976, já que os personagens da raça alienígena e toda a história da mitologia são pouco conhecidas pelos fãs de quadrinhos no geral.

Mas quem são, afinal, os Eternos? Além dos personagens explorados no filme, precisamos entender que há uma raça e mitologia enorme por trás. Na base, eles são uma raça de alienígenas humanóides “prima” dos humanos, criados pelos Celestiais para defender o planeta Terra. Diferentes de nós, porém, são imortais e superpoderosos. Seus arqui-inimigos são os grotescos Deviantes. 

+++ LEIA MAIS: Roteiristas da Marvel explicam o desfecho de Viúva Negra em Vingadores: Ultimato 

Com um amplo universo e três raças inteiras para explorar, Chlor Zhao, criador de Os Eternos, revelou na Comic Con que o filme não será tratado como um longa de super-heróis, e sim como uma ficção científica e espacial. E uma novidade: trocou boa parte dos personagens masculinos por figuras femininas. 

Para começar a familiaridade com a produção que chega aos cinemas no dia 6 de novembro de 2020, fizemos uma lista contando um pouco sobre os oito personagens principais da raça, aqueles que já têm nomes confirmados de intérpretes para as telonas: Thena (Angelina Jolie), Ikaris (Richard Madden), Kingo(Kumail Nanjiani), Ajak (Salma Hayek), Makkari (Lauren Ridloff), Phastos (Brian Tyree Henry), Gilgamesh (Don Lee) e Sprite (Lia McHugh). 

+++ LEIA MAIS: Capitã Marvel é mais forte que Thor? Irmãos Russo respondem

Thena (Angelina Jolie)

 Nas HQs, os Deuses Gregos escolhiam alguns Eternos para serem seus duplos na Terra, e enganavam os humanos, fazendo-os acreditar que os aliens eram as próprias criaturas divinas. Thena, a personagem de Angelina Jolie, é uma guerreira e estudante de história - o duplo da deusa da sabedoria, Atena. Na história, a cidade com seu nome foi construída para ela. 

É provavel que a trama simplifique as coisas e façam com que os Eternos e os deuses sejam a mesma pessoa, como aconteceu em Thor (2011) - o que até abre possibilidade para o herói veterano aparecer no filme. Além disso, Thena já foi parceira dos Vingadores, mas tudo ficou estranho depois do relacionamento da guerreira com Kro, líder dos Deviantes e pai de seus filhos gêmeos. A história deve envolver esse relacionamento e a divisão de Thena entre os Eternos e o amor por seu arqui-inimigo. 


Ikaris (Richard Madden)

O Eterno mais humano - faz de tudo para se aproximar dos outros habitantes da Terra, incluindo aulas de luta para poder desenvolver habilidades corporais, embora tenha nascido há 20 mil anos e possa voar. Inspirou a história de Dédalo e Ícaro na mitologia grega, pois construiu um par de asas de metal para seu filho conseguir voar junto dele - mas isso fez com que o garoto morresse e o pai assumisse o nome em homenagem. Ele é o assassino de Apocalypse, o primeiro mutante do mundo - e o ato causou o conflito entre as raças. No filme, deve ser o rival/amigo direto de Thena ao lutar pelo cargo de líder dos Eternos. 

+++ LEIA MAIS: Quanto tempo de contrato com a Marvel têm Tom Holland, Chris Hemsworth, Brie Larson e mais? 


Kingo (Kumail Nanjiani)

Não aparece muito nos quadrinhos, mas tem a aparência de um samurai japonês. Consegue voar, projetar energia cósmica e tem super-força, mas raramente usa seus poderes de Eterno, e prefere se basear nos ensinamentos que teve no Japão, onde morou por eras. Quando samurai saiu de mora, Kingo acabou virando um astro de cinema - mas não dá para saber qual das duas personalidades chegará às telonas. Deve, porém, carregar uma espada, pois é um dos maiores espadachins que já existiu. 


Ajak (Salma Hayek)

É um dos maiores Eternos, e o único que pode falar com os Celestiais, seus criadores. Enquanto a maioria de seus irmãos preferiram a Grécia (ou o Japão, no caso de Kingo), Ajak fez sua fama na América do Sul. Era venerado pelos Incas como Tecumotzin e pelos Astecas como Quetzalcoatl.

No século XXI, é um dos integrantes do God Squad, ao lado de Thor, Hércules, Sersi, Surfista Prateado e Galactus; combateu os Skrulls depois da Invasão Secreta. 

No longa, Ajak será uma mulher e a líder dos Eternos, papel normalmente creditado a Zuras, o ancião da raça. 


Makkari (Lauren Ridloff)

É o duplo do deus Hermes. Seu maior poder é a velocidade e sua inteligência, já que é o mecânico nos Eternos, e cria máquinas incríveis, principalmente veículos super-rápidos. Também se envolve bastante na vida dos humanos, como Ikarus. Estudou línguas e filosofias e ensinou os egípcios a escrever, além de ter sido pupilo de Platão. 

No mundo moderno (década de 1940) assumiu o papel do super-herói Hurricane. Seu gênero também muda em Os Eternos, e ele vira uma mulher e a primeira super-heroína surda no Universo Cinematográfico Marvel.

+++ LEIA MAIS: Nova espaçonave dos Guardiões da Galáxia é uma homenagem a David Bowie


Phastos (Brian Tyree Henry)

O único dos Eternos que nos quadrinhos não foi criado por Jack Kirby, autor original da série. Nasceu da mente de Peter Gillis e Sal Buscema e é a personificação de Hefesto, assumindo o papel de construtor de armas para sua raça. No geral, é bem pacifista, mas não foge da luta. 

A sua proposta de paz, porém, não é por amor aos humanos ou pelas vidas: não vê sentido em nada disso. Mantêm-se na Terra para ver se acha algum propósito maior que tudo.


Gilgamesh (Don Lee)

Exilado dos Eternos por se envolver demais nos assuntos dos humanos, Gilgamesh aprendeu a se virar sozinho e inspirou algumas das primeiras histórias humanas sobre deuses e super-heróis. Voltou para o lado de sua raça, porém, quando houve a grande luta com os Deviants, e então recebeu seu novo nome, Hero. 

Ele, porém, não ficou muito animado, e juntou-se aos Vingadores no final dos anos 1980 sob o nome Forgotten One. É o Eterno mais forte, igualando-se a Thor e Hércules.


Sprite (Lia McHugh)

É a caçula dos Eternos e musa inspiradora de Shakespeare. Tem uma personalidade maliciosa, e foi transformada na vilã do arco escrito por Neil Gaiman; nessa trama, apagou as memórias e deletou os poderes de todos os outros Eternos na Terra para poder fugir das suas responsabilidades e abandonar a idade de 11 ano de idade para poder desfrutar da liberdade de adulta. Na história original, é um garoto, mas no filme será uma garota. 

Como por enquanto nenhum vilão foi anunciado, há a possibilidade da garota ser a antagonista de Os Eternos.  

+++ LISTA: 13 segredos de 'Ladrão', o terceiro disco do Djonga e um dos melhores de 2019