Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quem são os maiores recordistas do Oscar? Titanic, Senhor dos Anéis, Meryl Streep e mais

Quem é o diretor com maior número de indicações? E qual tem o maior número de vitórias na carreira? Qual foi o filme mais indicado de todos os tempos? E o mais vitorioso?

Redação Publicado em 10/02/2020, às 16h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Viggo Mortensen, Leonardo DiCaprio com Kate Winslet e Meryl Streep (Fotos: Reprodução/New Line, Reprodução/Paramount Pictures , Evan Agostini/Invision/AP)
Viggo Mortensen, Leonardo DiCaprio com Kate Winslet e Meryl Streep (Fotos: Reprodução/New Line, Reprodução/Paramount Pictures , Evan Agostini/Invision/AP)

A cada novo ano, temos uma nova cerimônia do Oscar, e a cada nova premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, um novo filme que sai como o maior vencedor da noite.

Na edição de 2020, realizada no último domingo, 9, quem se consagrou foi o longa sul-coreano Parasita, que havia sido indicado em seis categorias, e levou para casa quatro delas. A produção de Sam Mendes sobre a Primeira Guerra Mundial, 1917, foi concorreu a 10 estatuetas, e ganhou três.

Mas quem são os maiores recordistas da história do Oscar? Quem é o diretor com maior número de indicações? E qual tem o maior número de vitórias na carreira? E quanto aos filmes, qual foi o mais indicado de todos os tempos? E o mais vitorioso? 

Ficou curioso? Veja abaixo a resposta para essas perguntas.

Filmes com mais indicações

Nessa categoria temos um empate triplo! A Mavalda (1958), Titanic (1997) e La La Land (2014) receberam 14 indicações nos respectivos anos em que disputaram o Oscar.


Filmes com mais vitórias

Temos aqui mais um empate triplo, dessa vez, entre Ben-Hur (1959), Titanic (1997) de novo e O Senhor Dos Anéis: O Retorno do Rei (2003). Os três filmes saíram foram vencedores de 11 estatuetas cada.


Filme internacional com mais indicações 

Nesse caso, mais um empate, mas entre duas produções não faladas em inglês: entre o chinês O Tigre e o Dragão (2000) e o mexicano Roma (2018). Ambos os filmes tiveram 10 indicações.


Filme internacional com mais vitórias

Já na categoria do filme internacional com mais vitórias, mais um empate. As 4 vitórias do suéco-franco-alemão Fanny e Alexander (1982) foram igualadas por O Tigre e o Dragão (2000).


Ator ou atriz com mais indicações

Finalmente não temos um empate! Meryl Streep comanda essa categoria, com nada menos que 21 indicações ao Oscar ao longo da carreira.


Ator ou atriz com mais vitórias

Quem comanda o maior número de vitórias é a atriz Katharine Hepburn, com 4 estatuetas, pelos filmes Manhã de Glória (1933), Adivinhe Quem Vem Para Jantar (1967), O Leão No Inverno (1968) e Num Lago Dourado (1981)


Diretor com mais indicações

Martin Scorsese se tornou, com O Irlandês, o diretor vivo com mais indicações ao Oscar, um total de 9. Mas ainda não foi o suficiente para superar William Wyler, que recebeu 12 ao longo da carreira.


Diretor com mais vitórias

Já o cineasta com o maior número de vitórias no Oscar, temos o lendário John Ford, com 4 vitórias, pelos filmes O Denunciante (1935), As Vinhas da Ira (1940), Como Era Verde O Meu Vale (1941) e O Homem Tranquilo (1952).


Filme que ganhou tem todas as categorias que concorreu

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei reina absoluto nessa categoria, sem qualquer filme ter chegado perto. Em 2003, o filme dirigido por Peter Jackson levou para casa todos os 11 Oscars aos quais concorreu, e não deu nem graça para os indicados naquele ano.


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS