Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Quinze anos sem Kurt Cobain

Músico foi encontrado morto em 8 de abril de 1994, há 15 anos; editores da RS Brasil relembram shows do Nirvana no país

Da redação Publicado em 05/04/2009, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração - AP
Kurt Cobain: ídolo de toda uma geração - AP

No dia 8 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto na estufa de sua casa, em Seattle, Estados Unidos. O líder do Nirvana cometeu suicídio (Kurt disparou um tiro em sua cabeça) aos 27 anos de idade; segundo laudos divulgados à época, a data oficial da morte foi 5 de abril, há exatos 15 anos.

Em janeiro de 1993, cerca de 15 meses antes da morte de Kurt, o Nirvana veio ao Brasil para shows em São Paulo e no Rio de Janeiro, no festival Hollywood Rock. Os editores da Rolling Stone Brasil relembram a apresentação na capital paulista.

"Mártir" de uma geração

Kurt Donald Cobain nasceu no dia 20 de fevereiro de 1967, na cidade de Aberdeen, próxima a Seattle, berço do grunge. Pouco mais de 20 anos depois, Kurt, Krist Novoselic e Dave Grohl se tornariam o epicentro de uma cena que mudou os rumos do rock. Em paradas musicais carentes de ídolos do gênero, o trio invadiu as rádios com as faixas do disco Nevermind, segundo da carreira, em 1991 (o hino "Smells Like Teen Spirit" foi lançado na compilação). Em janeiro de 1992, o disco desbancou Michael Jackson no topo da Billboard, vendendo três milhões de cópias em seis meses. Acima, você confere uma galeria com a discografia completa da banda.

O sucesso estrondoso de Nevermind alçou Kurt ao posto de "mártir" de uma geração. A rotina de rockstar, no entanto, não parecia se encaixar na vida do ídolo - Cobain passou a sofrer com a exposição crescente. Além de lidar com fortes dores de estômago, passou a freqüentar clínicas de reabilitação e a enfrentar overdoses supostamente acidentais (o caso mais conhecido aconteceu em Roma, quando o cantor foi ressuscitado pela esposa Courtney Love após ingerir uma grande quantidade de álcool e barbiturícos).

Sete mil pessoas participaram de uma vigília no em Seattle, três dias depois de o corpo do cantor ter sido encontrado. A massa de jovens desolados com a perda de Cobain foi embalada por uma mensagem gravada de Courtney, que leu trechos da carta de despedida encontrada ao lado do músico. Clique aqui para ouvir.