Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Racionais MC's e Eve dividem o palco em São Paulo

O grupo que é referência no rap nacional e a norte-americana se apresentaram no HSBC Brasil, na última sexta, 13

Por Stella Rodrigues Publicado em 14/05/2011, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Racionais MC's e a norte-americana Eve se apresentaram juntos em São Paulo - Renato Bras/Divulgação
Racionais MC's e a norte-americana Eve se apresentaram juntos em São Paulo - Renato Bras/Divulgação

Apesar do show realizado na última sexta, 13, no HSBC Brasil, em São Paulo, não ter sido uma noite comum de apresentação dos Racionais MC's, a maior parte do público presente pareceu ser gente que segue a turma liderada por Mano Brown seja lá onde for que eles resolvam subir ao palco. Seja festival, lugar grande ou pequeno, com ou sem atração internacional envolvida. A história do grupo todo mundo já conhece, não precisa nem dizer muito sobre o quão é referência para o rap nacional.

A noite em questão foi alternativa, porque tinha um propósito um pouco diferente. Subiram ao palco também o DJ Cia, do RZO, e a norte-americana Eve, artista reconhecida pelo seu engajamento na causa feminista e com letras como a de "Love is Blind" (cantada para o público paulistano, na ocasião), que fala sobre violência doméstica contra as mulheres. Cia abriu as funções meia hora depois do previsto, às 22h30, e foi esquentando o público com seu toca-discos e repertório repleto de rap brasileiro.

Estava pronto o clima para a entrada dos integrantes dos Racionais, na garupa de uma moto. Apesar do grupo ser formado por quatro integrantes, mais de 15 pessoas povoaram o palco, a princípio habitando suas laterais, mas logo se misturando, fazendo o microfone circular e colaborando na declamação das rimas. A proposta do Racionais era reunir alguns dos muitos parceiros musicais, entre eles Helião, do RZO, e fazer um som, mostrar o que os companheiros têm feito e relembrar as músicas de boa parte da carreira do grupo.

O ritmo fez o público dançar, gingar, garantindo a animação, mesmo para quem não conseguia cantar junto as bem elaboradas rimas. Mais ao fundo, os olhares eram mais contemplativos.

Os versos que ecoaram pelo HSBC Brasil, logo no início, foram os de "Eu Sou 157", escolhida para começar, às 22h50, "Tô Ouvindo Alguém Me Chamar" e "Diário de um Detento", cantada meticulosamente por boa parte dos presentes. As músicas foram intervaladas brevemente por discursos sobre futebol, salves a outros grupos e a regiões de São Paulo, mas, em geral, falou-se pouco. O Racionais preferiu se expressar, durante 1h30, aproximadamente, com o seu trabalho.

Os versos de "Chove Chuva", de Jorge Ben Jor, ídolo de Mano Brown, anunciou a chegada de "Tá na Chuva", que foi seguida de "Expresso da Meia-Noite". A performance ainda seria complementada com "Jesus Chorou", "1 Por Amor, 2 Por Dinheiro", "Mágico de Oz", "Sopra Lobo Mau", "Estilo Cachorro" e "Vida Loka II".

Um intervalo razoável, quase todo tomado pelo DJ que acompanha Eve, aconteceu entre as duas apresentações. Logo, estava no palco a cantora e atriz, que já atuou ao lado de Vin Diesel e Ice Cube, protagonizou uma série com seu nome e participou de dois episódios da série Glee, entre outros créditos. Com um show curto, ela reduziu a duração boa parte de suas músicas, como o single "Satisfaction" que, logo no começo, deixou o público pedindo mais versos. Só assim para não faltar nenhuma daquelas mais conhecidas, que, aliás, em geral, são parcerias com outros nomes famosos. Saíram das caixas de som "Give It To You" (com Sean Paul), "Rich Girl" (de Gwen Stefani, na verdade, mas com participação dela), "Let Me Blow Ya Mind" (esta dela com participação de Gwen), "Got What You Need" (com Drag-On e Swizz Beatz), entre outras.

Simpática, Eve se disse completamente apaixonada pelo Brasil ("quero levar vocês comigo") e brincou bastante com a plateia, com direito até a chamar um monte de mulheres para acompanhar seus desenvoltos dançarinos durante a execução de "Tambourine". Chegou, então, um dos momentos mais aguardados da noite, o encontro - muito breve, diga-se - de Eve e Racionais. A norte-americana agradeceu e disse que não poderia terminar sem mostrar seu respeito ao hip-hop brasileiro. O grupo e todos os acompanhantes, que viram a apresentação de Eve atentamente da beira do palco, entraram para misturar batidas e letras com a cantora. Antes de encerrar, um anúncio inesperado e pouco específico vindo da trupe Racionais: o de que Jay-Z, escalado para participar do Rock in Rio, também se apresentará em São Paulo.

Mano Brown na Rolling Stone Brasil

Em dezembro de 2009, Mano Brown foi capa da Rolling Stone Brasil. Cliqueaqui ) para ler a matéria, em que o músico fala sobre ideologia, mudanças, família, o rap, entre outras coisas.