Radiohead deve lançar EP de inéditas em 2012

Guitarrista Ed O'Brien declarou na última quarta, 14, que a banda já está ensaiando músicas novas para a turnê do ano que vem

Redação Publicado em 15/12/2011, às 12h53 - Atualizado às 13h17

Radiohead - Thom Yorke
Foto: AP

O Radiohead deve lançar um EP de inéditas no ano que vem, segundo o guitarrista Ed O'Brien. Em entrevista à emissora de rádio britânica Xfm na última quarta, 14, ele afirmou que a banda já vem ensaiando músicas novas para a turnê do disco The King of Limbs, lançado no início deste ano.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

"Estivemos ensaiando cerca de quatro ou cinco músicas novas esta semana", disse O'Brien. "Então vamos tentar levar algumas dessas para a estrada. Então, isso pode significar que no final do ano podemos ter escapado para o estúdio por algumas semanas e feito um EP ou algo do tipo, mas a ideia é manter tudo fluido e o mais flexível possível."

A declaração de O'Brien vai de acordo com uma anterior do vocalista, Thom Yorke, que em outubro já havia deixado claro à Rolling Stone EUA a intenção da banda entrar em estúdio no fim do ano para gravar o sucessor de The King of Limbs. O vocalista, no entanto, frisou que o formato de álbum para a banda já poderia não funcionar mais, com o grupo se dedicando a lançar mais EPs e singles a partir de agora. Essa afirmação tem se confirmado com os lançamentos de "Supercollider"/"The Butcher" e "The Daily Mail"/"Staircase", este último single previsto para o dia 19 de dezembro.

O Radiohead anunciou parte de sua turnê mundial para 2012 em novembro. Datas já foram confirmadas a partir de fevereiro da América do Norte e entre junho e julho na Europa. Ainda não foram anunciados shows na América Latina ou Ásia para o segundo semestre, mas Thom Yorke alertou que a turnê de The King of Limbs não deve ser tão intensa quanto a de In Rainbows (2007). O Radiohead se apresentou no Brasil pela primeira vez em março de 2009, no Rio de Janeiro e em São Paulo.