Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Radiohead ensaiou quase todas as músicas já lançadas pela banda antes da atual turnê

Em entrevista à BBC, guitarrista Jonny Greenwood falou sobre o novo álbum, A Moon Shaped Pool, o tema de James Bond rejeitado e o processo desgastante do grupo em estúdio

Rolling Stone EUA Publicado em 16/06/2016, às 15h59 - Atualizado às 16h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, durante show da banda em Londres, em maio de 2016 - Rex Features/AP
Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, durante show da banda em Londres, em maio de 2016 - Rex Features/AP

O guitarrista e tecladista do Radiohead, Jonny Greenwood, falou ao jornalista Matt Everitt, da BBC 6 Music, sobre a atual turnê mundial da banda, o processo de feitura de A Moon Shaped Pool (2016) e a gravação de um tema para o mais recente filme de James Bond. As informações são do site da BBC.

O processo criativo extenuante do Radiohead parece ser um fio condutor desses tópicos. Greenwood sugeriu que a banda originalmente esperava ter um repertório de 120 músicas para os shows deste ano. “É meio louco”, apontou. “Quer dizer, são basicamente todas as músicas que já fizemos. Mas nós desistimos, percebemos que era estúpido e reduzimos para 60 ou 70.”

LEIA TAMBÉM

A Moon Shaped Pool, nono disco do Radiohead, chegará ao Spotify

Clipe de "Daydreaming" foi dirigido por Paul Thomas Anderson; assista

Ouça “Burn the Witch”, single de A Moon Shaped Pool

O grupo levou a mesma intensidade às sessões do álbum A Moon Shaped Pool, disse Greenwood. “Gravamos ‘No Surprises’ [para o disco OK Computer, de 1997], depois penamos melhor, então gravamos novamente, porque não tinha soado muito boa. Daí gravamos novamente. E então voltamos à primeira gravação de todas e a lançamos.”

“É tortuoso, de certa forma”, disse Greenwood. “Não é como se você estivesse sentado, procurando um timbre de batida na bateria por duas semanas – é mais esforço que isso. É mais sobre ficar batendo em uma parece de tijolos repetidamente”. Segundo o guitarrista, a música para James Bond era “muito sombria” para o filme.

Greenwood encerrou o trecho da entrevista publicado no site de maneira positiva. “Acho que estamos aproveitando que somos uma banda uns com os outros no momento e nos divertindo com o som que fazemos”, disse. “Então, sim é uma época muito feliz, sim. O que posso dizer? Não há nada do que reclamar, realmente!”

A BBC 6 irá transmitir a íntegra da conversa no próximo domingo, 19.