Rambo 5 ganha versão estendida - melhor e mais trágica

Edição foi disponibilizada no Amazon Prime Video

Redação Publicado em 11/05/2020, às 08h55

None
Sylvester Stallone em Rambo: Até o Fim (Foto: Reprodução)

Em setembro de 2019, estreou, no Brasil, Rambo: Até o Fim quinto filme da série do brucutu interpretado por Sylvester Stallone. O longa não foi bem de crítica, muito menos de bilheteria. No entanto, uma versão estendida da produção, 12 minutos mais longa, melhor e mais trágica, foi disponibilizada no Amazon Prime Video dos EUA (via Screen Rant).

Por mais que tenham novas cenas nesses 12 minutos, maior parte do material se passa em um prólogo situado durante a noite anterior à abertura do filme. Essa sequência, e as consequências que se seguem, contribuem bastante para definir o personagem de John Rambo e explicar as ações durante dele durante a trama, o que deixa Até o Fim mais legítimo e melhor que a versão das telonas. 

+++LEIA MAIS: Qual é a origem do apocalipse zumbi de The Walking Dead?

Esse prólogo é ambientado durante uma monção na qual Rambo está a procura de um trio de caminhantes perdidos. Ele encontra a primeira pessoa sumida, uma mulher, morta por afogamento. Mais tarde, ele encontra os dois restantes, um homem e uma mulher.

Rambo consegue salvar a mulher, já o homem foge, que não aceita a morte da esposa - a mulher morta por afogamento. Quando o personagem retorna ao acampamento base com a mulher resgatada, o corpo do homem que fugiu é carregado em uma ambulância.

Ele tenta explicar a dor à Maria, confidente e governanta do protagonista. Rambo explica como ele não pôde salvar os caminhantes, assim como ele não pôde salvar os irmãos no Vietnã. Então, John Rambo se retira para as cavernas da propriedade dele, onde é atormentado pela dor do homem recentemente morto.

+++LEIA MAIS: Diretor do Quarteto Fantástico de 2015 se arrepende de tuíte que resultou no fracasso do filme

Isso tudo desencadeia o estresse pós-traumático dele, o que resulta em flashbacks da época no Vietnã, indo para a cena vista na versão dos cinemas.

Ou seja, a vida e caráter de Rambo são definidos pela violência, tragédia e frustação. No Vietnã, ele tentou salvar os amigos, mas todos morreram. Na tempestade, ele tentou salvar os caminhantes, mas dois deles morreram e ele ficou paralisado pela incapacidade de fazer algo a respeito.

+++LEIA MAIS: Como J.J. Abrams repetiu os próprios clichês e arruinou Star Wars [ANÁLISE]

A parte trágica na história mostra que não importa o quanto Rambo tente, ele não pode impedir coisas ruins de acontecerem. Tudo o disponível para ele é vingá-los depois da morte. O protagonista fica paralisado quando os caminhantes morrem no desastre, porque não há ninguém para punir por suas mortes.

Os assassinatos desenfreados de Rambo não necessariamente acerta as coisas, mas o leva de volta aos dias do Vietnã, onde ele tinha um objetivo claro: eliminar o inimigo.


+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL