Rap milionário

Disco de Lil Wayne vendeu um milhão de cópias em sua primeira semana nas lojas norte-americanas; marca não era alcançada desde 2005

Da redação Publicado em 18/06/2008, às 17h43 - Atualizado às 19h04

Lil Wayne é o novo rapper a dominar a música, com um milhão de cópias vendidas em uma semana
AP

O rapper norte americano Lil Wayne alcançou uma marca histórica: Seu disco The Carter III vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos durante sua semana de lançamento. O feito foi alcançado pela última vez por outro rapper, 50 Cent, em seu disco The Massacre, de 2005.

Desde The Massacre, apenas um disco vendeu tanto durante sua semana de lançamento nos EUA, Graduation, de Kanye West (também um rapper). De acordo com a Variety, The Carter III vendeu 423 mil cópias no primeiro dia nas lojas. Os números da Nielsen SoundScan, que faz a medição oficial de vendas nos EUA, ainda afirmam que 10% do total de discos foram comercializados pela internet.

Outro recorde foi alcançado nesta semana. É a primeira vez que artistas da Capitol Records emplacam as duas primeiras posições da parada de singles mais vendidos nos EUA desde 1967 (quando colocou Bobby Gentry e os Beatles no topo). "Viva La Vida", música homônima ao novo disco do Coldplay fica em primeiro na Billboard Hot 100, com "I Kissed a Girl", de Katy Perry em segundo lugar.