Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Raridade de Hitchcock, O Inquilino será exibido com trilha sonora ao vivo em São Paulo

Sessão do Cinepiano fará parte do British Day, promovido pela 39ª Mostra Internacional de Cinema

Redação Publicado em 24/10/2015, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tony Berchmans em sessão do Cinepiano - Divulgação/Alexia Santi
Tony Berchmans em sessão do Cinepiano - Divulgação/Alexia Santi

Na próxima terça-feira, 27, em uma sessão ao ar livre no jardim da Cinemateca, em São Paulo, uma raridade da filmografia muda de Alfred Hitchcock será exibida com uma apresentação ao vivo de piano. O Inquilino (1926) é o nome do filme que terá acompanhamento do pianista e especialista no estudo da música de cinema Tony Berchmans.

Galeria: 10 assustadores sucessos de bilheteria.

Trata-se de um dos dez longas-metragens mudos produzidos pelo lendário diretor britânico. Destes, apenas nove resistiram ao tempo. Todos foram restaurados pelo British Film Institute em 2011 e hoje são mostrados em circuitos no mundo cinéfilo.

Os 10 melhores filmes de terror de todos os tempos, segundo os leitores da Rolling Stone EUA.

O Inquilino é um suspense sobre o misterioso locatário de uma pensão em Londres, cujo comportamento estranho chama atenção dos donos do imóvel. É considerado pelo próprio diretor como o primeiro filme verdadeiramente "hitchcockiano" de sua carreira.

Martin Scorsese elege os onze filmes mais assustadores da história.

Berchmans, desde 2010 se apresentando com filmes mudos no Cinepiano por Brasil, Noruega, Itália e Romênia, tocará uma trilha inédita na terça, 27. "Na ausência dos diálogos e dos efeitos sonoros, a música era fundamental para enriquecer a narrativa dos filmes e muitas vezes até para dar sentido a cenas", conta ele sobre o cinema antigo.

A iniciativa faz parte do British Day, promovido pela 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em parceria com o Consulado Geral Britânico em São Paulo. A sessão será gratuita.

British Day - 39ª Mostra Internacional de Cinema - O Inquilino

São Paulo

27 de outubro (terça), às 21h

Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207

Informações: (11) 3512-6111

Entrada gratuita