Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Recém liberado da prisão, rapper 6ix9ine acusa Billboard de corrupção e site responde; entenda a briga

A parada detalhou o processo para determinar o gráfico do Hot 100 após as acusações

Redação Publicado em 19/05/2020, às 17h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Videoclipe de "GOOBA" (Foto: YouTube / Reprodução)
Videoclipe de "GOOBA" (Foto: YouTube / Reprodução)

Em 8 de maio, Tekashi 6ix9ine lançou "GOOBA", logo após sair da prisão. Nesta terça, 18, a Billboardinformou que o single conquistou o terceiro lugar na parada Hot 100, atrás apenas de "Say So" de Doja Cat e Nicki Minaj e "Stuck with U" de Ariana Grande e Justin Bieber

+++ LEIA MAIS: Tekashi 6ix9ine confirma que encomendou a morte de rapper rival por 20 mil dólares

Antes do anúncio da posição de gráfico, contudo, o rapper 6ix9inepostou um vídeo na conta do Instagram no qual acusa a Billboardde manipular os gráficos. "Você é uma mentirosa e corrupta. Você foi pega trapaceando e o mundo saberá", disse o músico no vídeo. Agora, o site publicou uma resposta às acusações. 

 Todas as acusações feitas pelo rapper foram respondidas pela parada. A equipe do site detalhou o processo para determinar o gráfico do Hot 100. "Por uma questão de transparência, a Billboardqueria esclarecer as regras e o processo de tabulação do Hot 100, e os cálculos que determinam suas classificações finais e as estatísticas acumuladas pelos dois singles que marcaram as estreias mais altas da semana", escreveu.

+++LEIA MAIS: Drake iguala recorde de Aretha Franklin e Stevie Wonder na Billboard

"A previsão do gráfico referenciada não foi criada nem fornecida pela Billboard ao setor. Aqueles com acesso a dados de vendas, streaming e rádio de várias fontes geralmente criam seus próprios modelos de gráficos e os atualizam com sua própria frequência. A Billboard não distribui nenhuma previsão de classificação do Hot 100 para gravadoras, ‘managers’ ou artistas", explicou. 

Ainda, continuou: "‘Stuck with U’ estava disponível para compra durante a semana como um download digital, bem como em várias combinações de formato físico/digital nas lojas de Ariana Grande e Justin Bieber. O pico de vendas provavelmente se refere às vendas na quinta-feira, 14 de maio - o último dia da semana de rastreamento - quando os singles "Stuck with U" foram colocados à venda nas lojas virtuais de Grandee Bieber."

+++LEIA MAIS: Justin Bieber desbanca recorde de Elvis Presley depois de 60 anos

De acordo com a Pitchfork, um single ou disco assinado é uma forma aceita de venda disponível para qualquer artista e foi notado repetidamente na história da parada como a falta desse detalhe afetou o Hot 100. 6ix9ine lançou um single/digital não assinado.

Conforme observado na história desta semana anunciando os resultados do último Hot 100, "Stuck with U" vendeu 108.000 na semana de rastreamento que terminou em 14 de maio e "GOOBA" vendeu 24.000, de acordo com a Nielsen Music/MRC Data.

+++LEIA MAIS: Billie Eilish é eleita a Mulher do Ano pela Billboard e brinca: "nunca me chamaram de mulher"

"A Billboard e a Nielsen Music/MRC Data realizam auditorias em todas as vendas relatadas com acesso aos detalhes no nível da compra e trabalham com parceiros de dados para reconhecer compras em massa excessivas e remover essas unidades do total final de vendas. Todos os títulos desta semana, como em todas as semanas, foram submetidos ao mesmo escrutínio", completou.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE