Banda de reggae alemã, Raggabund traz sua mistura exótica ao Brasil

Multicultural banda se apresentará em cinco cidades do país entre setembro e outubro

Redação Publicado em 21/08/2015, às 16h34 - Atualizado às 18h55

Paco Mendoza e Don Caramelo da Raggabund
Reprodução

Imigrantes da África, do Caribe e da América Latina foram por muito tempo os portadores de uma cultura artística nova e fascinante para os países desenvolvidos do norte. Ao longo de anos e anos, em uma das facetas da globalização que dá certo, a lógica se confundiu toda.

Projeto dá roupagem eletrônica ao repertório das novas bandas de São Paulo.

Um dos frutos dessa grande mistura é o grupo alemão Raggabund, que entre setembro e outubro deste ano estará na América do Sul em turnê realizada pelo Goethe Institut e pelo PASCH. Eles passarão pelo Brasil para três apresentações gratuitas com os músicos do The Dubby Conquerors em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, além de um show com ingressos a preço popular em Salvador e de outro espetáculo em Porto Alegre, com detalhes ainda indefinidos.

Joss Stone mergulha em reggae e world music com novo disco Water To Your Soul.

Reggae, dub, ska, cumbia, salsa, hip-hop e raggamuffin são as matrizes dos irmãos Paco Mendoza e Don Caramelo, que há 15 anos iniciaram a banda no Sul da Alemanha, em Munique, e hoje cantam em alemão, inglês e espanhol.

Jota Quest anuncia lançamento de disco com participação de Stuart Zender, ex-Jamiroquai.

“Nossa mãe é peruana e nosso pai é paraguaio de origem alemã. Passamos os primeiros anos de nossas vidas no Brasil, na Argentina, na Nicarágua e em Honduras. E depois de mudarmos para Munique, viajamos sempre para o Peru e para o Paraguai para visitar parentes. Por isso a gente se sente em casa na América Latina”, diz Mendonza.

Elegemos 13 canções inesquecíveis que farão você ter saudade de Bob Marley.

Além dos trabalhos alternativos em que tomam frente – Mendonza emplacou a cumbia "La Frekuencia" no estrelado O Conselheiro do Crime, de Ridley Scott, com Brad Pitt, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Javier Bardem e Michael Fassbender, de 2013 –, os irmãos acabam de lançar o terceiro disco com o Raggabund, Buena Medicina, depois de Erste Welt, de 2006, e Mehr Sound, de 2012.

Assista ao clipe de "Refugee":

Trata-se do mais regueiro dos álbuns dos teuto-latinos, com espaço ainda para algumas viagens eletrônicas, como na versão dub de “Im Gestern”, e para mergulhos na América do Sul, caso da dançante “Chilling”. O clima praiano de Buena Medicina não afasta as letras do grupo das espinhosas questões da rejeição a refugiados na Europa e da legalização da maconha.

Serviço

Raggabund no Brasil

19/09 - São Paulo

Centro Cultural São Paulo (CCSP)

Sala Adoniran Barbosa

Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso

19h

Entrada franca

(Este show faz parte da programação do Mês da Cultura Independente)

26/09 – Salvador

Museu de Arte Moderna (MAM)

Av. Contorno s/n – Solar do Unhão

18h

Ingressos: R$ 7,00 / meia R$ 3,50

Informações: http://www.jamnomam.com.br.

27/09 – Brasília

Praça dos Três Poderes

20h

Entrada franca

16/10 – Porto Alegre

21/10 – Rio de Janeiro

Teatro Rival

Rua Álvaro Alvim, 33 / 37- subsolo – Cinelândia

21h

Entrada Franca