Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Regina Spektor conta como compôs o tema da série Orange is the New Black

“É um programa ótimo com um visual muito cool”, disse a cantora e compositora sobre o novo programa do Netflix

Garin Pirnia Publicado em 04/08/2013, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Regina Spektor - Reprodução / Facebook oficial
Regina Spektor - Reprodução / Facebook oficial

A mais recente série original da Netflix, Orange Is the New Black, conquistou o público e a crítica com um retrato esperto da vida em uma prisão feminina. Se transformou rapidamente em um hit e antes mesmo da série chegar ao serviço de streaming, no dia 11 de julho, a segunda temporada já estava garantida.

Entrevista: Jason Biggs, o eterno Jim de American Pie, fala Orange is the New Black.

Um dos pontos altos é a música original da abertura, "You've Got Time", que Regina Spektor compôs exclusiva e especialmente para a criadora da série, Jenji Kohan (Weeds). Essa não é a primeira colaboração das duas: Regina fez um dos muitos covers da música tema de Weeds, "Little Boxes", e algumas outras canções delas foram usadas da trilha desta série. Contudo, esta foi a primeira vez que Regina Spektor fez uma música-tema do zero.

Entrevista: oito curiosidades sobre Orange Is the New Black, a série da Netflix que mostra jovem de classe média que passou um ano presa.

Regina, que conversou com a Rolling Stone EUA por telefone, a partir de Estocolmo, diz que Jenji Kohan que entrou em contato com ela para fazer o pedido. "Quando ela disse que queria me encontrar para conversar sobre uma nova série que estava escrevendo fiquei muito animada, porque gosto muito do trabalho dela. É muito engraçada e muito inteligente, realmente uma ótima pessoa.” Regina também ficou agradecida por Jenji ter entendido o processo de composição dela. “A atitude dela foi meio ‘se funcionar, funcionou. Senão, não se preocupe, porque eu sei que você compõe músicas quando compõe músicas, não é uma máquina. Faça apenas se puder'."

Para que a canção saísse, Jenji explicou a premissa de OITNB para Regina e discutiu com ela algumas das narrativas. “Comecei a ter algumas ideias e enquanto eles estavam gravando, ela me mandava alguns episódios ainda não finalizados para que eu pudesse realmente conhecer o mundo da série e ver como os personagens eram de verdade, isso me ajudou a terminar”, conta a cantora. Ela gravou a faixa em Los Angeles durante o último inverno norte-americano e foi, nervosa, mostrar o resultado Jenji Kohan.

"Ela escutou com fones de ouvido e depois virou para mim: ‘Isso é demais, eu amei! É incrível! Isso é perfeito’. Ela sincronizou com a abertura e eu vi as fotos de todas as prisioneiras e tudo fez sentido. Pensei ‘uou, encaixou direitinho’.”

A guitarra e o vocal agressivos de Regina Spektor são a primeira coisa que as pessoas ouvem, mas "You've Got Time" amolece no meio da canção, dando uma aura de esperança. A letra funciona de forma literal para o tema principal, a prisão, mas também alude aos subtemas da série, de redenção e perdão.

"Eu fico muito, muito feliz, porque é uma ótima série e com um look muito cool – além de ser uma visão ótima do sistema prisional e da interação e das conexões humanas entre pessoas naquele ambiente", diz Regina. "É uma daquelas coisas que você vê, gosta e espera que todo mundo goste também. Tem tanta coisa que não recebe exatamente a atenção que deveria, mas esta está recebendo muito amor, isso me deixa feliz.”