"Rehab" é a música mais influente da década

Hit de Amy Winehouse encabeça lista de 100 canções que definem a cultura musical dos anos 2000, segundo jornal britânico

Da redação Publicado em 01/10/2009, às 16h19

"Rehab", que tornou Amy Winehouse famosa ao redor do globo, foi eleita a música mais influente da década pelo jornal britânico The Telegraph. O hit, parte do álbum Back to Black, de 2006, encabeça a lista de 100 canções que definem a cultura musical dos anos 2000.

A relação de títulos traz estilos diferentes e não foi escolhida por meio de avaliação crítica - e tampouco é um rol de hits conhecidos, como informa a reportagem. Segundo a publicação, são "as músicas universais que entraram para a cultura popular e viraram trilha sonora em nossas vidas".

Graças à canção, Winehouse levou três Grammy, em 2008, nas categorias de gravação do ano, melhor canção do ano e melhor performance pop feminina. Na mesma edição, a artista recebeu outras duas estatuetas, de melhor artista revelação e melhor disco pop. "Rehab" possui letra autobiográfica - nela, Winehouse diz que não quer ir para a reabilitação, e que não vai mais beber (a cantora virou alvo da mídia por conta do abuso de drogas).

Em segundo lugar na lista, aparece a banda inglesa Arctic Monkyes, com "I Bet You Look Good On The Dancefloor", faixa que também foi o primeiro sucesso emplacado pelo quarteto nas paradas musicais. O top cinco tem ainda "Crazy In Love", de Beyoncé, "Yellow", do Coldplay, e "Paper Planes", da cantora M.I.A., trilha do filme Quem Quer Ser um Milionário?.

Black Eyed Peas, 50 Cent, Lady Gaga, Radiohead, Green Day, Madonna, Daft Punk e Jay-Z são alguns dos outros nomes que também são mencionados na listagem. A cantora Dido leva a última posição, com "Thank You", lançada em 2001. Para conferir a relação inteira, clique aqui.

Veja o top 10 da lista:

1 - "Rehab" - Amy Winehouse

2 - "I Bet You Look Good On The Dancefloor" - Arctic Monkeys

3 - "Crazy In Love" - Beyoncé

4 - "Yellow" - Coldplay

5 - "Paper Planes" - M.I.A.

6 - "Bleeding Love" - Leona Lewis

7 - "Hurt" - Johnny Cash

8 - "Seven Nation Army" - The White Stripes

9 - "Can't Get You Out of My Head" - Kylie Minogue

10 - "Hey Ya" - Outkast