Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Relembre o dia do naufrágio do Titanic, uma das maiores tragédias marítimas da história [FLASHBACK]

O navio ficou famoso por ser inafundável, mas naufragou há 109 anos, no dia 14 de abril

Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 14/04/2021, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Titanic (Foto: F.G.O. Stuart / Wikimedia Commons)
Titanic (Foto: F.G.O. Stuart / Wikimedia Commons)

Conhecido por inúmeras histórias e filmes, o famoso RMS Titanic foi projetado para ser um dos navios mais luxuosos e seguros, sendo até chamado de inafundável pela companhia inglesa White Star Lane. Porém, contrário ao apelido, naufragou no dia 14 de abril, há 109 anos. 

Era o maior transatlântico de passageiros na época e partiu de Southampton, Inglaterra, rumo à Nova York, Estados Unidos. Começou a ser construído em 1909 e foi lançado ao mar em 1911. Contudo, não demorou muito para atingir um iceberg e se tornar o naufrágio mais conhecido e trágico do mundo. 

+++ LEIA MAIS: Titanic: 4 opiniões impopulares sobre o clássico de Leonardo DiCaprio e Kate Winslet

Quatro dias após o início da primeira e única viagem, o Titanic começou a receber avisos sobre a existência de gelo no mar. Os alertas foram ignorados e o navio estava a velocidade máxima quando se chocou com um iceberg por volta das 23h40 de um domingo, 14 de abril, no Atlântico Norte. 

O oficial William McMaster Murdoch até tentou virar todo o leme, mas não teve sucesso. A batida atingiu de seis a sete compartimentos, e o navio foi construído para aguentar danificações em apenas quatro. Assim, a tripulação percebeu que o Titanic estava prestes a afundar. 

+++ LEIA MAIS: Sucesso de Titanic fez mal para Kate Winslet: 'Entrei em processo de autoproteção'

2208 pessoas estavam a bordo no momento, e começaram a entrar nos botes salva-vidas - insuficientes para todos os passageiros. Desesperados com o naufrágio iminente, a distribuição foi realizada de maneira injusta e desigual, e fez muitos serem deixados para trás ou pularem do navio ao encontro do oceano congelante. Devido à temperatura da água, muitos morreram de hipotermia. 

O transatlântico afundou duas horas e quarenta minutos depois. Há a hipótese de que os músicos tocaram até o navio estar todo embaixo do oceano, como mostrado no clássico filme Titanic (1997), com Kate Winslet e Leonardo DiCaprio.

+++ LEIA MAIS: Fãs reprovam final alternativo de Titanic que viralizou na Internet

O ocorrido com mais de 1.500 mortos marcou a história como um dos maiores desastres marítimos e permanece sendo contado até hoje, 109 anos depois. 

+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL