Relembre o primeiro especial de Paul McCartney na TV após o fim dos Beatles; assista

Cantor teve o programa três anos após o fim da banda

Redação Publicado em 16/04/2020, às 12h01

None
Paul McCartney em especial de TV (Foto: Reprodução/YouTube)

O ano era 1973, os Beatles tinham acabado há cerca de três anos e Paul McCartney fazia o primeiro especial apenas dele na TV após o término da banda.

Na época, Paul tinha uma rixa com Lew Grade, dono do canal ATV e do catálogo da Northern Songs, empresa que publicava músicas escritas por John Lennon e McCartney. A tensão ocorria porque Paul dava crédito de composição para a esposa Linda, isso deixava Grade irritado.

+++LEIA MAIS: Green Day e Nirvana estão entre as bandas favoritas de Ozzy Osbourne: 'estupidamente brilhante’

Ou seja, Linda ser creditada nas músicas significava que a empresa de Lew Grade perderia os royalties das canções, pois iam também para a esposa de Paul McCartney. O executivo reclamava da falta de experiência profissional de Linda como compositora/música como prova da troca inteligente do cantor para manter os cheques do PRS na família.

A única maneira de apaziguar a situação foi com James Paul McCartney, o primeiro especial de TV do cantor após a saída dele dos Beatles, que teve o último especial, Magical Mystery Tour, lançado em 1967. O programa de 1973 seria uma exploração de McCartney como artista e uma forma de divulgação do segundo álbum dos Wings, Red Rose Speedway.

+++LEIA MAIS: O dia em que os Beatles acabaram e a música pop chorou [ESPECIAL]

O especial teve diversos momentos pessoais para McCartney, como o pub local dele em Liverpool, a esposa dele abria o programa. Até mesmo James Bond participou, durante a performance de "Live and Let Die".

Assista abaixo ao James Paul McCartney, de 1973.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA