Relembre o show do White Stripes considerado o mais curto da história

A apresentação ocorreu em 2007 e rendeu uma disputa entre a banda e o Guinness Book

Redação Publicado em 16/07/2020, às 18h27

None
The White Stripes (Foto: AP Images)

Há 13 anos, em 16 de julho de 2007, o White Stripes fez história com um show considerado o mais curto da história. Durante uma apresentação durante turnê no Canadá, a banda tocou apenas uma nota antes de deixar o palco - e isso foi o início de uma disputa entre o grupo e o Guinness Book. As informações são da Far Out Magazine.

+++LEIA MAIS: The White Stripes: assista a show raro realizado pela dupla em 2000

Durante a turnê, Jack e Meg White resolveram fazer pequenos shows gratuitos no caminho entre as cidades e estados. A turnê acabaria no dia 16 de julho, e à tarde eles resolveram se apresentar gratuitamente, mas de uma forma um pouco diferente.

Em entrevista à Interview Magazine, Jack White falou sobre o acontecimento: "Vamos tocar uma nota hoje. Então, vamos fazer um show e dizer às pessoas que é um show gratuito, mas só tocaremos uma nota… Disse à Meg quando estávamos saindo do carro. Falei: 'Certifique-se de pegar no prato - quando você bater nele, pegue-o para a nota durar apenas um milissegundo’”.

+++ Leia Mais: Josh Homme e Jack White se juntam em show dos Raconteurs; assista

"Estava pensando que depois poderíamos entrar em contato com o pessoal do Guinness World Records e ver se conseguiríamos o recorde do menor concerto de todos os tempos. Então fizemos isso, mas no final eles nos recusaram”, disse Jack White.

Segundo o músico, foi algo frustrante: “O Guinness Book é uma organização muito elitista. Não há nada científico sobre o que eles fazem. Eles só têm um escritório cheio de pessoas que decidem o que é um registro e o que não é. Eles não pensaram que o que fizemos foi interessante o suficiente para torná-lo um registro. Não sei por que eles decidem isso, mas, você sabe, eles possuem o livro...Talvez isso nos ajude a divulgar”.

+++LEIA MAIS: Festival Coachella compartilha filmagens raras do White Stripes na edição de 2003; assista

O Guinness Book respondeu às reclamações em declaração à NME, alegando que a cateregoria seria muito difícil de medir objetivamente: "Após essa aparição, recebemos um grande volume de pedidos de bandas e artistas que tentavam bater esse recorde. O resultado final disso foram indivíduos alegando terem apenas aparecido no palco e achando suficiente para registro”.

Assista à apresentação: 


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE