Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Relembre a performance estonteante de Aretha Franklin em 1971

Com a apresentação, a artista ganhou o Grammy de "Melhor Performance R&B"

Redação Publicado em 15/04/2020, às 17h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aretha Franklin (Foto: AP Photo, File)
Aretha Franklin (Foto: AP Photo, File)

Simon & Garfunkel fizeram história ao lançar o quinto e último disco de estúdio, Bridge Over Troubled Water, de 1971. Logo, a faixa-título subiu ao topo das paradas da Billboard e permaneceu lá nas seis semanas seguintes. 

+++LEIA MAIS: Festeje como Prince: as 24 músicas favoritas do artista para uma festa [PLAYLIST]

Apenas doze meses após o lançamento, a grande Aretha Franklin fez uma versão da canção que certamente elevou a música para outra dimensão. Mas ainda melhor é a apresentação ao vivo da cantora desta faixa.

A música foi originalmente escrita por Paul Simon, que, em 2011, falou sobre a performance da cantora de “Bridge Over Troubled Water”: “Eu não tenho ideia de onde ela veio. Veio de repente. Foi um dos momentos mais chocantes da minha carreira de compositor. Lembro-me de pensar: 'Isso é consideravelmente melhor do que eu costumo escrever'.”

+++LEIA MAIS: Ouça as 5 músicas dos Beatles favoritas de John Lennon [PLAYLIST]

Paul Simon ainda julga que a versão de Garfunkel é superior à de Franklin: "A versão de Aretha é tremenda, a melhor que já ouvi, exceto a de Garfunkel". No entanto, esse sentimento não é o mesmo de Garfunkel, porque em 2007, em entrevista à Rolling Stone após a morte da cantora, disse: "Paul diz que ouviu 'Bridge Over Troubled Water' cantada como um riff batista. Levei-o ao rádio convencional. Então Aretha tão brilhantemente trouxe de volta à igreja."

Aretha Franklin ganhou um Grammy de "Melhor Performance de R&B" pela versão da faixa, e essa apresentação ao vivo no Filmore West, em São Francisco, causará arrepios e mostrará o quão grandiosa a artista era. 

Assista ao vídeo:


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA