Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Republica lança a primeira música do novo disco; ouça “Change My Way”

Inconformismo e o desejo de mudança comandam o primeiro single do álbum Point of No Return

Redação Publicado em 14/09/2013, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
República se apresentará no Rock in Rio, dia 19 de setembro.  - Rodrigo Pirim / Divulgação
República se apresentará no Rock in Rio, dia 19 de setembro. - Rodrigo Pirim / Divulgação

Para aquecer as turbinas para o show no Rock in Rio, em 19 de setembro, também data do lançamento digital do disco Point of No Return, o Republica disponibilizou o primeiro single do trabalho. “Change My Way” pode ser ouvida (e baixada) no player abaixo.

O guia da Rolling Stone Brasil para o Rock in Rio.

A canção nasce com o riff limpo de uma guitarra Fender e cresce aos poucos. Funciona como o sentimento de inconformismo que domina corpo e mente do personagem da canção, em ondas, idas e vindas de fúria. Os refrães ganham mais peso e vocais (inclusive com o uso de um megafone).

A faixa, a quarta da tracklist do terceiro álbum da banda, é colaborativa, com letra assinada por Leo Belling (voz) e Jorge Marinhas (guitarra). “É a música mais diferente do disco”, disse o vocalista da banda. “Escolhemos justamente por isso. Queríamos testá-la”, explica.

A letra parece sorver todo o período de transformação e inconformismo que permeia Point of No Return. “A história dessa música simboliza o que o disco passa”, concorda o vocalista. “É um processo de transformação do som da banda, da nossa intenção, como produto de heavy rock.”

A metáfora é vestida por uma narrativa não autobiográfica, como garante Belling, sobre o ponto de mudança em um relacionamento: transforma-se para ser aceito, mas nada é permanente e é preciso encarar a realidade de que a verdade virá a tona. “E não é só com uma pessoa, mas com tudo”, explica ele.

Lollapalooza 2013: leia a cobertura completa do terceiro e último dia de festival, que teve Republica, Planet Hemp e Pearl Jam.

Point of No Return marca o retorno aos estúdios de Belling, Marinhas, Luiz Fernando Vieira (guitarra), Marco Vieira (baixo) e Gabriel Triani (bateria). A discografia do grupo é composta também por Republica (1996) e There’s No Fucking Electronic Modern Loop (2008).

O disco contará com dez faixas inéditas e foi produzido por Luis Paulo Serafim, cujo currículo inclui três estatuetas do Grammy Latino. O guitarrista e produtor Roy Z (Bruce Dickinson, Judas Preist e Sepultura) participa de “Goodbye Asshole” .

No Rock in Rio, o Republica terá a companhia de Roy Z e da banda brasileira Dr. Sin, às 14h40, no dia 19 deste mês (em noite encerrada pelo Metallica). Na mesma data, o disco Point Of No Return entrará em pré-venda e estará disponível digitalmente. A versão física do álbum chega às lojas em 30 de setembro.

Ouça “Change My Way”: